Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Saldo positivo

TVs faturam 72% a mais em publicidade com Copa no Brasil

Divulgação/Fifa

Os jogadores Schweinsteiger e Podolski, da Alemanha, celebram título da Copa do Mundo, no Maracanã - Divulgação/Fifa

Os jogadores Schweinsteiger e Podolski, da Alemanha, celebram título da Copa do Mundo, no Maracanã

REDAÇÃO

Publicado em 20/8/2014 - 16h41
Atualizado em 21/8/2014 - 6h10

A Copa do Mundo no Brasil turbinou o faturamento das emissoras de TV aberta no primeiro semestre. As redes arrecadaram em junho, mês do Mundial, 72% a mais do que na edição anterior do Mundial de seleções, em 2010, na África do Sul, segundo levantamento do Ibope Media.

O instituto de pesquisa apontou que junho foi o mês com maior volume de investimentos publicitários do primeiro semestre de 2014. Os investimentos totais teriam sido de R$ 59,6 bilhões, crescimento de 15% em relação ao mesmo período de 2013. Desse valor, 62% foram para a TV aberta, que cresceu mais (72%). Os jornais receberam 14%. A TV paga, 6% e a internet, 5%.

Os dados do Ibope Monitor servem como parâmetro para crescimento ou queda de investimentos publicitários, mas não refletem o valor real gasto pelo pelos anunciantes. É que o instituto multiplica a quantidade de inserções de comerciais pelos valores de tabela da emissoras, e  tem rede de TV que dá desconto de até 90%. O projeto Inter-Meios, da revista Meio & Mensagem, que trabalha com dados auditados, mostra que os investimentos reais são pouco mais de um terço dos valores elencados pelo Ibope.

O comércio varejista continua sendo o setor que mais investe em propaganda, com 18% do volume total. Os anúncios de marcas de higiene e beleza estão em segundo lugar, com 10%, seguidos pelos de serviços ao consumidor (8%).

Entre os anunciantes, a Unilever manteve o primeiro lugar do ranking, com R$ 2,46 bilhões em investimentos brutos (sem descontos). A Via Varejo (Ponto Frio e Casas Bahia) aparece em segundo lugar. Anunciante exclusivo da Record, a Genomma (Cicatricure, Goicoechea) é a terceira da lista, que ainda tem Caixa em quarto e Ambev em quinto lugares. Entre os dez maiores anunciantes do semestre, Ambev e Volks patrocinaram a Copa na Globo.

Outro dado interessante do levantamento do Ibope: a Grande São Paulo concentra 25% das verbas publicitárias, mais que o dobro do Rio de Janeiro (10%).


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.