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Propaganda política

Canais pagos disparam e batem Globo durante horário eleitoral

Divulgação/Warner

Mike Wen, Jon McGinley e Brody Moyer em O Andar de Baixo, série da Warner que enfrenta horário eleitoral - Divulgação/Warner

Mike Wen, Jon McGinley e Brody Moyer em O Andar de Baixo, série da Warner que enfrenta horário eleitoral

REDAÇÃO

Publicado em 20/8/2014 - 17h27
Atualizado em 21/8/2014 - 5h34

[Texto publicado originalmente às 17h17 de 20/08/14]

Os canais pagos dobraram de audiência e ultrapassaram a Globo durante o primeiro dia do horário eleitoral gratuito, na terça-feira (19), em comparação com a terça-feira da semana anterior. À tarde, entre 13h e 13h50, os OCNs (sigla para Outros Canais), que englobam canais de TV por assinatura, saltaram de 3,7 pontos na terça passada para 8,9, aumento de 140%. Já a Globo foi 9,2 para 5,9, uma queda de 36% que a deixou em segundo lugar.

Na mesma faixa, o SBT oscilou de 5,1 para 3,3 pontos. A Band, proporcionalmente, teve a maior queda: 47% (1,6 ponto, contra 3,0 na semana anterior). Das quatro grandes, a Record foi a que menos perdeu público, 18%. De 5,6 pontos, foi para 4,6. Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande São Paulo.

Na propaganda eleitoral do horário nobre, entre 20h30 e 21h20, os OCNs praticamente dobraram de público em comparação com a terça anterior. No dia 19, registraram 16,2 pontos. Na semana passada, cravaram 9,0. Por pouco os canais pagos não tomaram a liderança da Globo, que marcou 17,3, queda de 27% em comparação com a semana anterior.

Na faixa, a Record caiu 40%, de 9,9 para 5,9. O SBT teve redução de 29% (8,0, ante 11,2). A Band, com 1,7 ponto, foi a única rede que subiu, mas o crescimento foi discreto, apenas um décimo.

Ontem (20), o sufoco da TV aberta voltou a se repetir. Com 15,7 pontos, segundo dados preliminares, a Globo caiu um pouco mais no horário nobre. No Twitter, o autor de Império, Aguinaldo Silva, comemorou. "Império: pegar a audiência com 15, chegar aos 30 em menos de cinco minutos e terminar com 32, gente... Foi lindo!", escreveu.

Os canais pagos se armaram para oferecer alternativas aos telespectadores que desejam fugir da propaganda política, com mudanças de horário e estreias de programas,.

Os OCNs não refletem exatamente a audiência da TV por assinatura. A soma dos canais pagos não atinge a mesma pontuação que a sigla indica, mas fica muito próxima. OCNs englobam canais pagos, pequenas TVs em UHF e até canais de circuitos internos de segurança na amostra de TV aberta. Os dados de TV por assinatura levam alguns dias para serem processados.


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