Publicidade
James D. Smith/Dallas Cowboys
Ezekiel Elliott, do Dallas Cowboys, em jogo da NFL exibido pela NBC no último domingo (18)
JOÃO DA PAZ
Publicado em 23/12/2016 - 17h30
Máquina de fazer dinheiro para as redes de TV dos Estados Unidos, os jogos da NFL, a liga profissional de futebol americano, sofreram uma forte queda de audiência neste ano. NBC, CBS e Fox estão tendo de compensar anunciantes por causa da perda de público de 19% em relação ao ano passado.
Como venderam anúncios com a expectativa de audiência alta, as emissoras estão se vendo obrigadas a exibir mais comerciais dos patrocinadores, em horários alternativos, para pagar a diferença entre o que foi prometido e o que foi alcançado. Por exemplo: se a meta era 10 milhões de telespectadores e a audiência foi de 8 milhões, a emissora vai ter que exibir anúncios em outros programas para atingir os 2 milhões que faltaram.
Só no mês de novembro, segundo o site Yahoo! Finance, a NBC e a CBS perderam 20% do valor de seus intervalos durante a NFL.
O maior problema é que os comerciais são uma das razões da fuga de telespectadores. Uma partida de futebol americano, que dura em média três horas, tem cerca de cem comerciais exibidos e apenas 11 minutos de bola em jogo.
Na rodada deste final de semana, a NFL fará dois experimentos na tentativa de achar uma solução para o problema. Serão reduzidas as pausas durante as partidas e se aumentarão os intervalos.
Uma das interrupções que mais irrita os fãs acontece após o touchdown, equivalente ao gol no futebol: entra um comercial, é exibido o kickoff (a retomada do jogo), mais um comercial e depois volta a transmissão. Exibir mais comerciais em um intervalo pode eliminar essas pausas após o touchdown.
divulgação/nbc
O narrador Al Michaels (à esq.) com o comentarista Cris Collinsworth em transmissão da NBC
No ranking dos comerciais mais caros da TV norte-americana, jogos da NFL ocupam quatro posições entre as dez primeiras. O primeiro lugar é o confronto mais badalado da rodada, exibido domingo à noite pela NBC: são US$ 650 mil por 30 segundos (R$ 2,12 milhões). A atração não esportiva melhor colocada é The Walking Dead, US$ 470 mil (R$ 1,54 milhão).
Veja lista dos dez comerciais mais caros da TV norte-americana (levantamento feito pela revista Variety):
1) Sunday Night Football, da NBC: US$ 650 mil (R$ 2,12 milhões);
2) Thursday Night Football, da CBS: US$ 530 mil (R$ 1,73 milhão);
3) Thursday Night Football, da NBC: US$ 505 mil (R$ 1,65 milhão);
4) The Walking Dead, da AMC: US$ 470 mil (R$ 1,54 milhão);
5) Empire, da Fox: US$ 442 mil (R$ 1,44 milhão)
6) Monday Night Football, da ESPN: US$ 372 mil (R$ 1,22 milhão)
7) The Big Bang Theory, às segundas na CBS: US$ 313 mil (R$ 1,02 milhão)
8) The Big Bang Theory, às quintas na CBS: US$ 253 mil (R$ 827 mil)
9) Star, da Fox: US$ 240 mil (R$ 784 mil)
10) This Is Us, da NBC: US$ 238 mil (R$ 778 mil).
► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão
► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.