Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

Estrutura

Neto de Roberto Marinho assume o controle da área de esportes da Globo

Reprodução/TV Globo

Roberto Marinho Neto discursa no Academy Day, evento do Emmy Internacional, em 2015 - Reprodução/TV Globo

Roberto Marinho Neto discursa no Academy Day, evento do Emmy Internacional, em 2015

DANIEL CASTRO

Publicado em 6/10/2016 - 12h29

Em comunicado distribuído internamente nesta quinta-feira (6), o Grupo Globo anunciou uma nova estrutura para sua área de esportes. O segmento será totalmente independente do jornalismo, diferentemente do que é hoje, e passará a ser comandado por Roberto Marinho Neto, herdeiro de Roberto Marinho (1904-2003), artífice do maior conglomerado de mídia nacional.

De acordo com a nota oficial, a nova estrutura permitirá uma gestão integrada do esporte tanto na TV Globo como na programadora Globosat, que empacota os canais SporTV e Premiere. Terá uma "uma visão transversal de toda a cadeia de valor de esportes".

"Assim, essa nova área será responsável pela aquisição de direitos esportivos, pesquisa de mercado e soluções multiplataforma. Terá também a seu cargo programas e noticiários esportivos da TV Globo e Globosat, as transmissões de eventos esportivos em ambas as empresas, assim como a produção de conteúdo do Globoesporte.com e Sportv.com. Vai ainda estabelecer uma relação coordenada com as áreas de programação, comercialização e distribuição de produtos das duas empresas", diz o comunicado.

O Notícias da TV antecipou essa informação em junho do ano passado. Na época, a Globo negou.

Até a criação dessa nova estrutura, o esporte tinha duas gestões independentes no Globo Globo. A aquisição de direitos esportivos e negociações com clubes de futebol, federações e comitês, por exemplo, era feita por uma área, desde o ano passado comandada por Pedro Garcia, diretor de Negócios dos canais SporTV, Premiere e Combate. Já a produção de conteúdo na TV Globo estava sob o guarda-chuva de Ali Kamel, diretor-geral de esportes e jornalismo.

Robertinho, como o filho de Roberto Irineu Marinho é chamado, vai elaborar também o que já está sendo chamado de "Projeto Esportes", que terá "a missão de definir um novo modelo de gestão para o segmento", o que inclui: 1) "definição da visão e do papel do esporte para o Grupo Globo"; 2) "revisão de processos em busca de maior integração na produção de conteúdo esportivo" e 3) "implementação de nova estrutura e governança para gestão do esporte".

Roberto Marinho Neto tem atuado nos bastidores da Globo desde o final de 2012, quando retornou de um curso nos Estados Unidos. Assumiu um cargo de diretor na área internacional e passou a acompanhar de perto a gestão de direitos esportivos. É visto como o mais proeminente dos netos de Roberto Marinho que vêm sendo preparados para gerir o Grupo Globo.

"Nosso objetivo é aglutinar esforços para que nossa estrutura de esportes seja a mais apropriada para o ambiente cada vez mais complexo, competitivo e multifacetado", disse Marinho Neto na nota oficial.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Leia também

Enquete

Você gostou da escolha de Tadeu Schmidt para o BBB22?

Web Stories

+
Elenco de Verdades Secretas 2: Conheça os novos personagens da novelaOutubro Rosa: Conheça cinco famosas que venceram o câncer de mamaAlém de José de Abreu: Sete atores brasileiros que se aventuraram na políticaApós derrota em eleição, Victor Pecoraro perde mais uma votação e deixa A Fazenda 13Deixaram saudade: Conheça cinco atores de O Clone que já morreram

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas