ULTRA-ALTA DEFINIÇÃO

Net vai transmitir 56 jogos da Copa do Mundo, filmes e séries em 4K

Lucas Figueiredo/CBF

Neymar disputa bola com Aleksandar Dragovic (à esq.) e Sebastian Prödl no amistoso contra a Áustria - Lucas Figueiredo/CBF

Neymar disputa bola com Aleksandar Dragovic (à esq.) e Sebastian Prödl no amistoso contra a Áustria

REDAÇÃO - Publicado em 12/06/2018, às 14h41

Maior operadora de TV por assinatura do país, a Net vai transmitir a Copa do Mundo da Rússia em 4K, tecnologia que oferece uma resolução de imagem quatro vezes maior que o HD. A exibição em ultra-alta definição contará com um serviço de replay, em que o telespectador poderá "rebobinar" a partida para rever algum lance ou o jogo desde o início. Para fazer frente a serviços de streaming como Netflix e Amazon, a operadora também passará a ofertar, durante a Copa, filmes e séries sob demanda em 4K.

A transmissão em 4K do Mundial será exclusiva para quem tem o pacote mais completo da operadora, o Top HD. O cliente precisará ter um televisor 4K e um decodificador compatível à definição. Pagará uma taxa de R$ 90 a título de visita técnica para a troca do set-top box. Não haverá outros custos para o assinante, como acréscimo na mensalidade.

As transmissões ao vivo em 4K serão no canal 704, com sinal gerado pelo Sportv. Ao todo, 56 das 64 partidas da Copa serão em ultra-HD _na terceira rodada da fase de grupos, os horários coincidem e seria impossível um único canal exibir três jogos simultâneos. Os jogos também poderão ser vistos ou revistos no Now.

Inicialmente, o serviço estará disponível nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Campinas, Florianópolis, Ribeirão Preto e Santos. Segundo Rodrigo Marques, diretor executivo de Estratégia e Gestão, o 4K será expandido para o resto do Brasil em um segundo momento. Aos poucos, a tecnologia também será oferecida a pacotes inferiores ao Top HD.

Em cima do laço
A negociação da Net com Sportv para a transmissão da Copa ao vivo em 4K foi fechada aos 45 minutos do segundo tempo. O acordo foi anunciado nesta terça (12) em um evento à imprensa, apenas dois dias antes do início do Mundial, e as primeiros decodificadores compatíveis com a tecnologia começaram a ser distribuídos na semana passada.

O canal de esportes da Globosat já havia até fechado uma parceria com a Samsung em que os televisores da sul-coreana ganharam um aplicativo exclusivo para a exibição de partidas em ultra-alta definição. Com a entrada da Net, a Samsung perde essa exclusividade _donos de qualquer TV 4K poderão ver os jogos, desde que assinantes da Net ou da Oi, que também fechou parceria com o Sportv.

Segundo levantamento da Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos), cerca de 1 milhão de aparelhos televisores 4K já estão no mercado brasileiro. Estima-se que menos 500 mil são clientes da Net _um mercado que justifica o investimento bilionário na transmissão de altíssima qualidade.

Olho no VoD
A experiência com transmissões ao vivo em 4K deve se restringir ao Mundial e a outros eventos especiais, como Jogos Olímpicos ou Rock in Rio _que já tiveram testes na nova resolução em edições anteriores. A tendência é que o 4K seja mais utilizado nos serviços de video on demand, como as séries e filmes do Now.

Segundo Alessandro Maluf, diretor de produtos em vídeo da Net, o 4K da operadora terá uma qualidade superior à do streaming de plataformas como Amazon e Netflix. Isso ocorrerá porque os dados transmitidos pelo VoD da Net não terão buffering, um carregamento intermediário que prejudica a qualidade.

Produções como Um Contra Todos, indicada ao Emmy Internacional, e Me Chama de Bruna, ambas da Fox, já estão disponíveis em 4K para clientes da Net. Programas sobre a Copa da Rússia produzidos pelo canal Fox Sports também serão colocados no Now em altíssima qualidade de imagem.

Dados ilimitados no celular
A Net também oferecerá vantagens a clientes do plano pós-pago ilimitado da Claro: quem assistir às partidas em seus telefones celulares no Now não terá os dados da transmissão descontados de seu plano. Paulo César Teixeira, CEO da operadora de telefonia, ressalta que a oferta é válida apenas para os jogos do Mundial; outros conteúdos acessados pelos clientes serão contabilizados na franquia.

Leia também

 

+ Lidas

Enquete

O novo Vídeo Show tem chance de sucesso?

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook