Bundesliga
Guido Kirchner/Bundesliga
Jogadores do Bayern de Munique festejam a Supercopa da Alemanha, no último dia 14
DANIEL CASTRO, em Düsseldorf
Publicado em 26/8/2016 - 5h41
O país do futebol campeão do mundo, aquele que humilhou o Brasil com um 7 a 1 na Copa de 2014, colocou em campo uma ofensiva para conquistar novos fãs em todos os cantos do planeta por meio da televisão. A Bundesliga, a liga que representa os times da primeira e segunda divisões do Campeonato Alemão, iniciou uma série de ações para tornar o torneio mais popular, principalmente em mercados "virgens", como a China e os Estados Unidos.
O Brasil, embora não apareça como prioritário, não está fora do radar. "O Brasil é uma das nações líderes em futebol, com uma grande base de torcedores. Isso faz do país um dos mercados mais importantes", disse a porta-voz internacional da Bundesliga ao Notícias da TV.
No início deste mês, a liga alemã lançou versões em chinês e em espanhol de seu site oficial, além de aplicativos e ações em redes sociais. Clubes como o já globalizado Bayern de Munique estão sendo incentivados a disputarem amistosos em mercados estratégicos. Um dos mais populares do país, o Borussia Dortmund planeja abrir escritórios e fan shops nos EUA e China.
O trabalho de marketing também inclui turnês mundiais de lendas do futebol germânico. Jens Lehmann, goleiro da seleção nacional durante dez anos, titular da Copa de 2006, começou ontem a divulgar a Bundesliga em Cingapura e China. Campeão do mundo em 1990 e melhor jogador do planeta no ano seguinte, Lothar Matthäus visitará Los Angeles e Buenos Aires em setembro. O ex-meia (e ex-técnico do Atlético Paranaense) irá atuar como comentarista da Fox Sports, que detém os direitos da Bundesliga para toda a América Latina, Estados Unidos e Canadá.
O pacote de divulgação do campeonato também incluiu uma ação com 35 jornalistas internacionais, convidados a assistirem, no último dia 14, à disputa da Supercopa da Alemanha entre Borussia e Bayern. O jogo, vencido pelo Bayern, ocorreu no Signal Iduna Park, estádio famoso pelo "muro amarelo" _um paredão formado por 25 mil torcedores do clube de Dortmund.
A edição 2016/17 do Campeonato Alemão começa hoje (26), com Bayern x Werder Bremen, a ser transmitido pela ESPN (sublicenciada da Fox) a partir das 15h30. Amanhã, será a vez da Fox Sports exibir Borussia Dortmund x Mainz e do Fox Sports 2 veicular Frankfurt x Schalke 04, ambos às 10h30.
Embora registre a melhor média mundial de público nos estádios (a arena do Borussia, com mais de 81 mil lugares, tem uma incrível ocupação de 99,88%), somente agora é que o Alemão está sendo tão valorizado na TV quanto seus principais rivais na mídia _os campeonatos Inglês, Espanhol e Italiano.
A temporada que se inicia hoje renderá "apenas" 698 milhões de euros em direitos de TV, metade do que a inglesa Premier League fatura por ano (cerca de 1,4 bilhão de euros).
Isso mudará a partir do ano que vem. Em junho, a Bundesliga anunciou um novo acordo de transmissão de seus jogos que lhe trará uma receita de 1,160 bilhão de euros por ano a partir da temporada 2017/18. Com os 300 milhões de euros que irá arrecadar com as exibições em outros 210 países, finalmente será páreo para a Premier League.
O jornalista DANIEL CASTRO viajou a Düsseldorf a convite da Bundesliga
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