Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

JORNALISMO DE QUALIDADE

Notícias da TV lança Economia Real para traduzir 'economês' ao empreendedor

DIVULGAÇÃO/ECONOMIA REAL

Colagem com itens como cédulas, cartões de crédito, gráficos e representação da nota de dólar segurando um microfone com o logotipo do site Economia Real

Imagem da campanha de lançamento do Economia Real; site nasce para simplificar economia

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 11/3/2025 - 6h10

O Notícias da TV, uma das principais marcas do jornalismo de entretenimento do Brasil, lança em breve uma nova plataforma de conteúdo, o Economia Real. O "site irmão" nasce com o objetivo de explicar economia para pessoas físicas e micro, pequenos e médios empreendedores (MPMEs) por meio de uma linguagem simples e prática, a mesma utilizada nos textos do Notícias da TV e da Tangerina. O projeto estreia como parceiro do UOL, maior portal de conteúdo e serviços de internet da América Latina.

"A economia está presente em todas as decisões dos brasileiros, desde o pagamento de uma conta até a compra do pão na padaria. Porém, nem todos entendem os impactos das decisões econômicas na vida e nos negócios", diz Daniel Castro, criador do Notícias da TV e sócio-fundador do Economia Real, no qual atua como publisher. Ele destaca:

O Economia Real nasce com a missão de mudar essa realidade, proporcionando ao nosso leitor conteúdos de qualidade e em português, não em 'economês'.

É inegável que o debate sobre dinheiro tornou-se mais abrangente nos últimos anos, com conteúdos que vão desde investimentos no Tesouro Direto e explicações sobre altas e baixas de um papel na Bolsa de Valores até as odds de uma bet.

Porém, esses temas monopolizam o foco do jornalismo econômico e ocultam pautas tão (ou até mais) relevantes no dia a dia, como a alta exponencial do preço do café e os desafios dos empreendedores nos quatro cantos do país.

Por isso, para o Economia Real, muito mais importante do que noticiar uma alta ou queda na taxa básica de juros, a Selic, é essencial explicar como ela impacta o poder de compra dos cidadãos, encarece a "bola de neve" das dívidas no cartão de crédito e freia o crescimento das empresas.

"Além da linguagem acessível, nosso objetivo é explicar a economia da vida real, aquela que está muito além da Faria Lima. Me atrevo a afirmar que não existe um brasileiro que não se assuste quando chega no supermercado e vê o preço dos alimentos. Porém, além da reclamação, quem sabe explicar o motivo de tudo estar caro na prateleira?", indaga Erick Matheus Nery, sócio-fundador e editor-chefe do Economia Real.

"Nossa missão é ter essa resposta e ir além: mostrar o que fazer para driblar os preços altos, contar as histórias dos empreendedores que encaram essa realidade e muito mais", complementa Nery.

Para alcançar esse objetivo, o portal nasce com as seguintes editorias: Dinheiro, Economia, Negócios, Carreira e Finde. Somado a essas editorias, o foco nos MPMEs permeia todos os conteúdos da plataforma, com direito a páginas temáticas para os setores de Comércio, Serviços, Indústria, Agro, Infra e Tecnologia.

Colunas aprofundam debate

Além das reportagens, o Economia Real conta com um time de colunistas que, toda semana, apresenta conteúdos segmentados que entrelaçam o universo econômico. Na estreia, o portal inicia com as seguintes colunas:

  • Cultura na Prática por Marcela Zaidem: Cultura forte não é só discurso. É o que diferencia empresas que crescem daquelas que travam. Nessa coluna, Zaidem vai direto ao ponto e mostra como cultura, comportamento e gestão impactam os resultados e de que maneira líderes e empreendedores podem aplicar isso no dia a dia. Com análises, casos e soluções práticas, o objetivo é transformar o intangível em resultados reais.
  • Experiências de Milhões por Matheus Ceballos, MsC.: Produtos e serviços bem feitos não são criados na "sorte", eles contam com estratégia, processo e obsessão pelo cliente. Na coluna, Ceballos desvenda os bastidores da construção de produtos digitais que escalam, crescem e geram milhões de reais em receita. Seja para quem quer aprimorar sua gestão de produtos ou entender como grandes empresas criam experiências que conquistam o mercado, este é o espaço para quem busca entregas de alto impacto.
  • Gestão sem Mistério por Vitor Rossi Sampaio: Empreender no Brasil não é fácil, mas entender a gestão do seu negócio pode ser. A coluna de Rossi ajuda micro e pequenos empresários a enfrentar desafios contábeis e jurídicos da operação diária e a transformar burocracias e dificuldades em oportunidades reais.
  • Hub do 30 Menos por Erick Matheus Nery: Carreira mudou, e a Geração Z está no centro dessa transformação. Neste espaço, Nery explora as novas relações de trabalho, os desafios e as oportunidades para jovens profissionais. Com entrevistas, análises e orientações práticas, os textos ajudam profissionais em início de carreira a tomar decisões que auxiliem no crescimento profissional.

Os leitores interessados em acompanhar todas as notícias do Economia Real já podem se inscrever na newsletter da plataforma, disponível aqui, e saber das novidades do projeto nas redes sociais Instagram, Facebook, LinkedIn, Threads e Bluesky.

O Economia Real conta com o trabalho de branding e identidade visual a cargo do designer Matheus Pio, enquanto o designer André Vinicius Cordeiro é responsável pelo desenvolvimento do layout da plataforma. O engenheiro da Computação Arley Andrada Maria supervisiona o desenvolvimento técnico do portal, realizado pela equipe da agência AMDB Soluções Digitais.

Anunciantes interessados em associar sua marca ao Economia Real podem entrar em contato pelo e-mail: comercial@economiareal.com.br


Mais lidas