Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Loucos por Winona

Winona Ryder completa 30 anos de carreira e ganha homenagem na TV paga

Divulgação

Winona Ryder em cena de Adoráveis Mulheres, que lhe rendeu uma indicação ao Oscar - Divulgação

Winona Ryder em cena de Adoráveis Mulheres, que lhe rendeu uma indicação ao Oscar

GABRIEL PERLINE

Publicado em 7/5/2016 - 7h00

Garota prodígio do cinema nos anos 1990 e rosto disputado pelas revistas femininas da época, Winona Ryder tem a carreira revisitada pelo canal TCM, que presta uma homenagem à atriz com filmes de sucesso de sua trajetória de 30 anos. Neste domingo (8), a partir das 18h20, serão exibidos quatro longas com a atriz, entre eles Adoráveis Mulheres (1994), pelo qual ela recebeu uma indicação ao Oscar.

Em seus anos áureos, Winona caiu nas graças de importantes diretores. Tim Burton, Francis Ford Coppola e Martin Scorsese foram alguns que exploraram o talento da atriz e aumentaram sua evidência em Hollywood.

A ascensão meteórica foi interrompida por um inconveniente em sua vida pessoal. Em 2001, ela foi flagrada furtando uma loja de departamentos em Los Angeles. Na época, chegou a ser diagnosticada como cleptomaníaca, depressiva e ansiosa. Desde então, sua carreira tem oscilado entre fracassos e bons filmes, mas nunca mais atingiu o ápice dos saudosos anos 1990.

Para rememorar os melhores trabalhos da atriz, a comédia dramática Caindo na Real (1994) abre a programação especial, com Winona na pele de Lelaina, uma garota recém-formada na faculdade que atravessa crise existencial. Para dar um rumo em sua vida, muda-se de cidade, começa a trabalhar em uma emissora de TV e acaba se envolvendo com dois rapazes diferentes. O novo drama da garota é se decidir entre o materialista e o rebelde.

A crítica atribuiu avaliações positivas à produção por fazer um retrato correto da juventude dos anos 1990, com acertada abordagem sobre os dramas da geração, além das boas atuações do elenco.

Na sequência, entra no ar Adoráveis Mulheres (1994), filme que recebeu três indicações ao Oscar _incluindo a de melhor atriz. O longa, dirigido por Gillian Armstrong, teve um desempenho agradável nas bilheterias, faturando US$ 50 milhões, três vezes mais que o valor de seu investimento.

O enredo é ambientado no período da Guerra Civil americana (entre 1861 e 1865) e acompanha o drama de uma mãe e suas quatro filhas. A ausência do marido, em serviço militar, impacta automaticamente na situação financeira da família, que precisa descobrir maneiras de se sustentar. No meio da crise, uma das filhas se muda para Nova York na tentativa de realizar o sonho de ser escritora, mas retorna à cidade natal anos depois ao descobrir que uma de suas irmãs está prestes a morrer.

Global Entertainment Productions /divulgação

As atrizes Winona Ryder e Angelina Jolie em cena do filme Garota Interrompida

O terceiro filme da noite é o clássico Garota Interrompida (1999), um drama psicológico inspirado no livro homônimo de memórias de Susanna Kaysen. O longa recebeu elogios da crítica, sobretudo pelo roteiro e pela intensidade das atrizes. Embora o papel principal tenha ficado com Winona, quem se destacou foi Angelina Jolie, que faturou um Oscar como melhor atriz coadjuvante.

Winona interpreta Susanna, uma jovem diagnosticada com Síndrome de Borderline, doença psicológica grave caracterizada pela oscilação de humor e por comportamentos impulsivos. Internada em um hospital psiquiátrico, ela lida com outras garotas diagnosticadas com diferentes tipos de transtornos mentais. Entre elas está a envolvente Lisa Rowe (Angelina Jolie), uma sociopata que convence Susanna a armar um plano de fuga.

O especial encerra com o terror Drácula de Bram Stoker, do diretor Francis Ford Coppola, que recebeu críticas bastante positivas por sua visão vanguardista da obra literária do escritor irlandês Bram Stoker. A produção faturou três prêmios no Oscar: figurino, maquiagem e efeitos sonoros.

Embora se encaixe no gênero de terror, o enredo acompanha uma história de amor. Drácula (Gary Oldman) renega a Deus e é transformado em vampiro após saber do suicídio de sua noiva. Quatro séculos depois, ele descobre que a amada reencarnou em Londres, batizada como Wilhelmina Murray (Winona Ryder). Para conquistá-la, ele arma uma cilada para o noivo de sua amada e a persegue na tentativa de tê-la novamente ao seu lado.


ESPECIAL LOUCOS POR WINONA - NO CANAL TCM

► Caindo na Real, domingo (8), às 18h20

► Adoráveis Mulheres, domingo (8), às 20h

► Garota Interrompida, domingo (8), às 22h

► Drácula de Bram Stoker, domingo (8), à 0h10


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.