LONG LIVE MONTERO
Divulgação/Universal
Lil Nas X abre sua intimidade e expõe lado mais vulnerável no documentário Long Live Montero
Um dos artistas mais icônicos a invadir a cultura pop nos últimos anos, o rapper Lil Nas X ficou conhecido pelos figurinos extravagantes, pelas atitudes ousadas e pelo comportamento explosivo nos palcos e em seus videoclipes. Mas o artista de apenas 25 anos expõe um outro lado, bem mais vulnerável, no documentário Long Live Montero, que chega às plataformas digitais nesta quinta-feira (4).
O cineasta Zac Manuel, que divide a direção do projeto com Carlos López Estrada, conta ao Notícias da TV que convencer Lil Nas X a se abrir diante das câmeras para mostrar suas incertezas foi um processo intenso. "Mas não muito demorado, porque a gente não tinha tanto tempo (risos)", admite. "Tivemos que construir um relacionamento muito rápido."
"Parte do meu trabalho é permitir que o foco do projeto se sinta confortável, e isso inclui expor partes de mim mesmo também. Nos primeiros dias, a gente conversou bastante, para que um entendesse quem o outro é. E vice-versa", explica Manuel, que se refere ao rapper pelo nome de batismo, Montero.
"Eu pude conhecer quem o Montero é como pessoa, e ele também me conheceu. O que nos inspira? De onde viemos? Como as experiências que tivemos foram usadas no nosso trabalho? O que nos levou aos lugares que ocupamos hoje com nossas artes, ele na música, e eu no cinema?", conta ele.
Para o diretor, era importante se colocar diante de Lil Nas X como um ser humano, e não como um cineasta acima de qualquer emoção. "Eu estava diante de uma pessoa que tem sentimentos, medos, vulnerabilidades, forças e fraquezas. E eu tenho tudo isso também. Então, onde é que a gente se conecta? Não foi um processo difícil, mas foi intenso. É como fazer um amigo no acampamento de verão, em que você só tem dez dias para criar esse laço."
Zac Manuel e Carlos López Estrada tiveram um pouco mais de tempo para estabelecer essa amizade com Lil Nas X. A equipe de Long Live Montero acompanhou o rapper ao longo de 60 dias, durante os últimos ensaios e as primeiras apresentações de sua turnê pela América do Norte.
O documentário pinta um retrato intimista do artista enquanto ele explora temas como família, identidade e aceitação, ao mesmo tempo em que reflete sobre o seu lugar no legado dos artistas pretos e queer --uma tema que permeia toda a filmografia de Manuel.
"No meu trabalho, eu tento retratar a masculinidade dos homens negros, especialmente daqueles que vêm do Sul dos Estados Unidos. E Montero é parte desse prisma, uma outra luz que se reflete nesse cristal. Ele é um astro da música? Sim, mas é também um jovem do Sul, que cresceu com valores conservadores, numa comunidade religiosa, mas que encontrou sua identidade queer e agora leva alegria para tanta gente", valoriza o cineasta.
Produzido pela Universal Picture Content Group, o documentário Lil Nas X: Long Live Montero fica disponível para aluguel e compra nas plataformas digitais AmazonPrime Video, Claro, Google Play, Apple TV+ e Vubiquity a partir desta quinta-feira. Confira o trailer do longa:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Documentários
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.