Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

NORMAS ÉTICAS

Bocardi diz que demissão da Globo foi 'grande susto' e que seguiu 'princípios'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Rodrigo Bocardi tem expressão séria no cenário do Bom Dia São Paulo

Rodrigo Bocardi na edição de quinta (30) do Bom Dia São Paulo, a última que apresentou na Globo

DANIEL CASTRO

dcastro@noticiasdatv.com

Publicado em 31/1/2025 - 21h22
Atualizado em 31/1/2025 - 22h02

Demitido da TV Globo na noite de quinta-feira (30) por "descumprir normas éticas do Jornalismo", o apresentador Rodrigo Bocardi publicou um vídeo suas redes sociais, na noite desta sexta (31), apresentando uma rápida defesa. No vídeo, ele agradece ao público e à Globo por "um quarto de século de aprendizado" e diz que atuou durante 25 anos na emissora "com os mesmos princípios".

Bocardi classifica a demissão como "um grande susto", mas não dá detalhes do que aconteceu. O Notícias da TV apurou que a área de compliance da Globo recebeu denúncia de que ele estaria "vendendo seguro" a empresários da Grande São Paulo por meio de uma de suas três empresas. "Vender seguro" é proteger na imprensa determinadas pessoas mediante pagamento.

De acordo com a denúncia, Bocardi estaria pedindo dinheiro a empresários para não criticá-los ou não criticar prefeituras para as quais suas empresas prestariam serviços.

No vídeo, Bocardi lembra que sempre foi um âncora crítico às autoridades. Diz que criou com seu público uma "conexão de cobrança", que tentou ser "a voz de todos", "trazendo as críticas contundentes, muitas vezes não agradando a todos", o que sugere que as denúncias ao compliance da Globo poderiam ser vingança de alguém que tenha se sentido prejudicado.

"Eu quero dizer para vocês que nesse período eu atuei da mesma forma, [foram] 25 anos com os mesmos princípios. Então, é isso que deixa a minha consciência tranquila, bem tranquila", diz no vídeo.

Diferentemente do que circulou em redes sociais, não há nenhuma evidência de que Bocardi teria deixado de criticar políticos ou empresas que exploram serviços públicos (empreiteiras, viações) no Bom Dia São Paulo. Ele não era editor do telejornal e, portanto, não tinha poder de vetar reportagens ou coberturas.

Também não passa de especulação de que Bocardi teria "vendido" uma edição do telejornal à prefeitura de Praia Grande, transmitindo o telejornal diretamente da cidade no último dia 23. A edição, na verdade, foi iniciativa da TV Tribuna, afiliada da Globo em Santos. Outra especulação são as denúncias de assédio moral.

O jornalista, de fato, prestava serviços a empresas privadas, fazendo palestras e consultoria de comunicação, mostrando a executivos como se comportar diante de jornalistas e em situações de crise. Isso pode gerar conflito de interesses, mas ele não é o único apresentador da Globo que faz isso.

A Globo teria optado por demitir Bocardi por temer que o vazamento da denúncia à imprensa pudesse trazer à tona um novo escândalo como o de Dony De Nuccio, que em 2019 foi demitido após o Notícias da TV comprovar que ele prestava assessoria de comunicação para grandes empresas, como Bradesco e SulAmérica.

Na época da demissão de De Nuccio, no entanto, a Globo optou por um comunicado à imprensa elogioso ao jornalista, enaltecendo sua trajetória e afirmando que ele teria pedido para deixar a empresa, o que não é verdade.

Bocardi estava afastado da CBN desde 20 de dezembro. Mas isso já estava combinado. O jornalista vinha reclamando de sobrecarga de trabalho.

Confira o vídeo em que Rodrigo Bocardi fala de sua demissão:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.