NOVELA DAS NOVE
Manoella Mello/TV Globo
Adriana Esteves e João Emanuel Carneiro em entrevista ao Fantástico para divulgar Mania de Você
Publicado em 13/11/2024 - 13h07
Atualizado em 13/11/2024 - 17h26
Autor de Mania de Você, João Emanuel Carneiro nega que vá deixar a Globo após o final da novela das nove, como foi noticiado na semana passada. "Jamais cogitei deixar a Globo", disse em mensagem exclusiva ao Notícias da TV. Pouco antes da estreia da trama estrelada por Chay Suede, Carneiro renovou contrato com a Globo até 2031, de acordo com fontes bem situadas na emissora.
O dramaturgo também negou descontentamento com as intervenções que Mania de Você vem sofrendo desde o primeiro capítulo, com cortes de cenas no processo de finalização e antecipação de acontecimentos previstos na sinopse. "Faz parte de qualquer obra aberta mudanças ao longo do caminho", justificou.
O atual contrato de Carneiro vence no ano que vem, mas um novo já foi firmado, por seis anos, valendo a partir de 2025.
Carneiro virou saco de pancada nacional nas últimas semanas devido ao relativo fracasso de Mania de Você, que registra até agora a pior audiência das tramas das 21h da Globo em todos os tempos. O autor foi criticado por construir mal personagens e tramas, por apresentar mocinhos fracos e vacilantes e por apelar a passagens inverossímeis.
Carneiro tem sido alvo de comentários ácidos nas redes sociais por insistir em recursos pouco convincentes para resolver suas tramas. Como em Avenida Brasil (2012), ele inseriu um pen-drive em Mania de Você. O artefato guardava imagens que mostram que Mavi (Chay Suede) matou Molina (Rodrigo Lombardi).
No capítulo de terça, as imagens do pen-drive retornaram, mas desta vez num contexto tecnológico atual. Elas foram manipuladas para que o mocinho insosso Rudá (Nicolas Prattes) tomasse o lugar de Mavi. "Trinta semanas loucos atrás de um pen-drive e a inteligência artificial resolve tudo em cinco minutos? Não tem como essa novela funcionar", escreveu no X o crítico cultural Pedro Alexandre Sanches, do site Farofafá.
Até a apresentadora Ana Maria Braga criticou Carneiro. No Mais Você da última segunda-feira (11), ela questionou um dos principais argumentos da derrocada da mocinha Viola (Gabz). No capítulo de terça, Viola foi acusada de roubar receitas de Luma (Agatha Moreira). Ela acabará presa.
"E vai ter polícia? Mas não tem como roubar receita. Na real, isso não existe", afirmou Ana Maria Braga, sem esconder a decepção, ao comentar a reviravolta de Mania de Você que originalmente estava prevista para ir ao ar no capítulo 100 --nesta quarta, vai ao ar o 57º episódio. "Qualquer pessoa pode copiar a receita de qualquer pessoa, porque é livre, é domínio público. E agora, como é que faz? Tem que avisar o pessoal da novela", concluiu.
A informação de que João Emanuel Carneiro poderia deixar a Globo em 2025 foi publicada pela jornalista Carla Bittencourt no Portal LeoDias. Segundo ela, Carneiro teria avisado a seus colaboradores de que "não pretende seguir como funcionário da emissora". Para evitar ser demitido diante do desastre de Mania de Você, o autor teria preferido ele mesmo pedir dispensa.
De acordo com Carla, a insatisfação de Carneiro com a Globo vem desde Todas as Flores (2022). A novela estava prevista para ocupar a faixa das 21h, mas a direção da Globo optou por exibi-la antes no Globoplay e a substituiu por Travessia (2022), de Glória Perez. Carneiro teria visto a decisão como um rebaixamento.
O desgaste da relação entre o autor e os executivos da Globo "ganhou contornos irreversíveis", segundo Carla, após as intervenções em Mania de Você. Desde a estreia, a novela vem sofrendo cortes de cenas consideradas violentas e uma reedição que comprometeu a compreensão de tramas e o desenvolvimento de personagens.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.