DESAPARECERAM
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Cassia Kis e Fernanda Souza: atrizes expressaram descontentamento em voltar às novelas
Setenta e três anos depois da exibição da primeira telenovela no Brasil, atores e atrizes considerados medalhões da televisão não demonstram mais tanta vontade de atuar no formato popular. As novelas demandam uma rotina intensa dos artistas, que gravam todos os dias e ainda precisam estudar os textos de seus personagens fora do horário de trabalho.
Adriana Esteves, no ar em Mania de Você, admitiu neste ano que pretende deixar de fazer novelas após o fim da trama de João Emanuel Carneiro. Assim como outros colegas de profissão, ela alegou cansaço e disse preferir focar em um formato de obra menos trabalhoso.
"Gosto de trabalhar. Não pretendo me aposentar. Mas talvez de novela, sim", declarou ela em entrevista à Globo. A atriz mencionou a novela Amor de Mãe (2019), que ficou marcada por ter sido interrompida na época da pandemia.
"Quando fiz Amor de Mãe, achei que seria a última. Depois da pandemia, vendo a importância da novela ajudando na saúde mental, mudei de ideia e estou aqui, feliz. Depois de Mania de Você, pretendo dar uma parada", declarou ela.
Seja por trauma, cansaço ou frustração, Adriana Esteves não é a primeira atriz a desistir do formato das novelas para focar em outra faceta de sua carreira. Com Mania de Você sendo seu último folhetim, ela pode se despedir das obras com um dos maiores fracassos de audiência da TV.
Confira cinco artistas que se aposentaram das novelas:
A atriz fez um hiato de sete anos entre A Regra do Jogo (2015) e Travessia (2022). Quando retornou ao horário nobre da Globo, Cassia Kis disse que estava cansada do trabalho árduo que as produções folhetinescas requerem. Ela pontuou que fecharia sua carreira com chave de ouro na novela de Gloria Perez --mas não foi bem assim.
Travessia ficou marcada como um grande fracasso de audiência, além de ter sido ofuscada pelos bastidores polêmicos. Cassia, naquela época, se afirmou como uma idealista de direita e participou de manifestações antidemocráticas contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O ex-galã da Globo se despediu das novelas em Sétimo Guardião (2018), novela que iniciou com a promessa de resgatar o realismo fantástico que tanto encantou o público entre as décadas de 1970 e 1990. O folhetim foi traumático e não obteve bons números de audiência, o que levou a Globo a pressionar o autor Aguinaldo Silva por mudanças nos textos.
Bruno Gagliasso expressou sua insatisfação com o andamento da trama nas redes sociais e, até hoje, não esconde que sua despedida das novelas não foi boa o suficiente. O ator até chamou a novela da Globo de "putaria" em um vídeo do canal Porta dos Fundos, e ressaltou que hoje pretende focar na carreira internacional.
Última novela de Bruna Marquezine, Deus Salve o Rei (2018) teve altos e baixos na Globo por afugentar o público e não entregar a "revolução" que prometeu na faixa das sete. O fracasso respingou em Bruna, que fez a vilã da trama medieval. Intérprete de Catarina, ela teve a atuação criticada por ser "robótica" e se despediu dos folhetins com a imagem manchada.
Em entrevista à influenciadora Silvia Braz neste ano, Bruna explicou que não quer voltar a fazer novelas. Ela encerrou seu contrato com a Globo em 2020 após dois anos na geladeira da emissora. A atriz ficou desanimada com os folhetins.
"Minha saída da Globo foi muito em cima disso. Eu já estava questionando a minha paixão pelo ofício. Eu tinha feito tanto naquele formato da novela, que eu amo e respeito, mas fiz 14 novelas, e quando eu vi que aquilo não era o que me movia mais, ou eu recalculava a rota ou eu desistia disso. E ainda bem que deu tudo certo", explicou.
A atriz ficou conhecida por abandonar repentinamente o elenco de Insensato Coração (2010), o que culminou em sua saída da Globo e, posteriormente, na desistência da carreira de atriz. A última novela de Ana Paula Arósio foi Ciranda de Pedra (2008). Além dos baixos números de audiência para a faixa das 18h, a escalação dela para o papel de uma mãe de três adolescentes gerou controvérsia.
A artista, na época com 32 anos, lidava com filhas que tinham entre 19 e 23 anos. Apesar da escolha de Ana para ser a protagonista ter sido criticada internamente na Globo, a emissora descobriu em uma pesquisa que o folhetim só não caiu no esquecimento por conta da popularidade da atriz --ainda assim, não escapou de ser um fracasso.
A ex-Chiquititas Fernanda Souza cresceu na televisão, mas também se cansou das novelas. Após 22 anos ininterruptos trabalhando como atriz, ela se aposentou das novelas depois do fracasso de A Regra do Jogo (2015). A artista tinha um papel pequeno na trama e quase não é lembrada pela personagem.
Em um bate-papo com a atriz Maria Zilda Bethlem em 2021, Fernanda contou que não pretendia voltar às novelas. Na época, ela já havia se consolidado como apresentadora. "Novela tem uma dinâmica que exige bastante da gente. Você fica todo aquele tempo dependendo do roteiro. E, hoje em dia, prefiro entrar em projetos que tenham um tempo mais curto de trabalho", disse.
"É maçante no sentido de entrega. São muitos meses. Amo fazer novelas, fiz durante 20 anos, mas hoje em dia não combina mais com a rotina de vida que quero. Esse equilíbrio que eu estou tentando encontrar entre a vida pessoal e profissional", acrescentou Fernanda.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.