Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FERNANDO RAMOS DA SILVA

Sucesso no cinema, ex-ator mirim da Globo teve fim triste no mundo do crime

REPRODUÇÃO/EMBRAFILME

O ator Fernando Ramos da Silva (1967-1987) no filme Pixote, a Lei do Mais Fraco (1980), com uma faca na mão, expressão séria

O ator Fernando Ramos da Silva (1967-1987) no filme Pixote, a Lei do Mais Fraco (1980)

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 30/3/2023 - 6h25

Nos anos 1980, um jovem ator foi alçado à fama por um papel memorável no cinema: Fernando Ramos da Silva (1967-1987) teve destaque por sua performance em Pixote, A Lei do Mais Fraco (1980). Após o filme, ele chegou a trabalhar em uma novela da Globo, mas não seguiu na carreira artística. Silva enveredou pelo mundo do crime e teve um fim trágico. 

Fernando Ramos da Silva estreou como ator no papel de Pixote, um menino que vivia em situação de rua em São Paulo. O filme, que também teve Marília Pêra (1943-2015) no elenco, retratava o cotidiano de jovens em vulnerabilidade social, em meio a abandono, violência, prostituição, uso de drogas e abusos. 

Ele foi considerado uma revelação na época, e o longa conquistou prêmios no Brasil e no exterior. Na carona do sucesso em Pixote, Silva conquistou um papel na novela O Amor É Nosso (1981), da Globo. 

Ele interpretou o personagem Pingo, filho de Gilda (Tônia Carreiro). No entanto, Silva teve dificuldades ao longo do trabalho, porque era semianalfabeto e sofria para decorar os textos. A própria novela também não fez sucesso na programação da Globo. 

O contrato do jovem ator não foi renovado na emissora, mas ele ainda fez parte dos elencos de outros dois filmes: Eles Não Usam Black Tie (1981) e Gabriela (1983). 

Nos anos seguintes, Silva não conseguiu mais trabalhos como ator. Na adolescência, ele se envolveu com o crime organizado em Diadema, cidade da Grande São Paulo onde vivia com a família. 

O ator chegou a ser preso duas vezes, uma por assalto e outra por porte ilegal de arma. Silva teve fim trágico em meio a uma operação policial. Segundo a Polícia Militar, o rapaz foi autuado por assalto e fugiu pelas vielas de uma favela em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.

Ele se escondeu em um quarto, mas foi encontrado pelos oficiais, que o mataram com oito tiros --a versão da polícia é de que Silva teria atirado contra os soldados. Já testemunhas e familiares afirmaram que o ator estava desarmado.

Fernando Ramos da Silva morreu em 25 de agosto de 1987, aos 19 anos. A história trágica do ator foi contada no longa Quem Matou Pixote? (1996), dirigido por José Joffily e com Cassiano Carneiro no papel principal.


TUDO SOBRE

Por Onde Anda?


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.