LUTO
REPRODUÇÃO/FACEBOOK
Iran Lima: ator da Escolinha do Professor Raimundo morreu na manhã deste domingo (21), aos 89 anos
Conhecido pelo personagem Seu Candinho Manso na Escolinha do Professor Raimundo (1990-1995), Iran Lima morreu na manhã deste domingo (21), aos 89 anos. O ator havia sido internado na sexta (19) na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, após sentir um mal-estar, e não resistiu.
A informação foi confirmada pela mulher do artista, Lucia Baruffaldi, ao Metropóles. "Ele já teve vários AVCs (Acidentes Vasculares Cerebrais) e dois infartos. Na sexta, ele passou mal, viemos para o hospital e ele ficou internado. Até ontem, ele estava debilitado, mas falando. E hoje recebemos a notícia do falecimento", relatou.
De acordo com Lucia, ainda foi descoberto um aneurisma no abdômen, que estourou e complicou ainda mais o estado de saúde do ator.
Iran Lima deu início a sua carreira em meados de 1950, como manipulador de bonecos na extinta TV Tupi. Em meados de 1960, ele integrou o elenco do programa humorístico Praça da Alegria (1956-1978), quando fazia parte da TV Rio.
Seu papel de maior destaque, no entanto, foi ao lado de Chico Anysio (1931-2012), na Escolinha do Professor Raimundo. Como Seu Candinho Manso, ele conquistou o Brasil, e reprisou o personagem em Uma Escolinha Muito Louca (2008-2010) e na Escolinha do Gugu (2011-2013).
Por quarenta anos, ele também foi dublador do famoso estúdio Herbert Richards, e também foi diretor de Os Trapalhões (1974-1985) e de alguns programas do Jô Soares (1938-2022).
Iran Lima ficou casado por 28 anos com Lucia Baruffaldi. Antes, no entanto, ele teve um relacionamento do qual ficou viúvo. Ele deixa a mulher e três filhos, frutos do primeiro casamento: João Camargo, Giselle e Verônica, além de quatro netos e três bisnetos.
O corpo do ator será cremado no Cemitério do Carmo, no Rio de Janeiro, mas ainda não há informações sobre data e horário do velório.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Escolinha do Professor Raimundo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.