Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ATRIZ DE 81 ANOS

Sem plásticas, Susana Vieira se queixa após perder papel por velhice: 'Problema'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Susana Vieira como Cândida em Terra e Paixão

Susana Vieira em Terra e Paixão (2023): atriz não fez parte de elenco principal em novela da Globo

IVES FERRO

ives@noticiasdatv.com

Publicado em 1/5/2024 - 21h00

Susana Vieira admitiu que já foi barrada de trabalhos por conta da idade. Aos 81 anos, a atriz consagrada não gosta de ser chamada de "velha" e falou sobre o preconceito do mercado televisivo com mulheres maduras. Ela prefere parecer o mais natural possível, motivo pelo qual não recorre a procedimentos estéticos para "rejuvenescer" há mais de 20 anos.

No livro Susana Vieira: Senhora do Meu Destino, biografia da atriz publicada pela Globo Livros, a artista descreve que começou a pensar sobre sua aparência quando se sentia solitária. "Mesmo que você esteja esplendorosa, se tem uma idade avançada, vira um problema", lamentou.

Em 2022, Susana estava longe das novelas havia três anos por conta da pandemia de Covid-19, que fez com que a Globo escalasse menos atores veteranos na zona de risco da doença. Na época, a artista chegou a implorar por trabalho a J.B. Oliveira, o Boninho, e se queixou de estar desempregada.

"De qualquer maneira, todo o trabalho para maquiar a velhice não adianta. Você pode colocar botox em todo o seu corpo. Mas você vai ter sempre aquela idade! É o número escrito que assusta. Quando eu vejo a minha idade escrita, isso me incomoda", pontuou ela.

Para Susana, é comum que as atrizes parem de falar sobre a idade quando beiram os 60 anos. A eterna Maria do Carmo de Senhora do Destino (2004) resumiu os procedimentos estéticos que já fez em um lifting facial, com direito a um retoque.

É curioso que, quando você junta a idade com a aparência física, parece que a pessoa que está convidando você para um trabalho entra em choque. 'Sessenta e oito não pode!'. Isso também é cultura, é claro. É maior o preconceito com o número do que com o físico.

"Aos 50 anos, passei pelas mãos do doutor Ivo Pitanguy e fiquei uma bonequinha. Mas, depois, não fiz quase nada. Ele fez um pequeno lifting, porque eu tenho a pele muito boa, meu colágeno é muito bom. Depois, ao 60, retoquei os olhos. E aí nunca mais. Tanto que a minha cara não é a de uma mulher operada", se vangloriou.

TUDO SOBRE

Susana Vieira


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.