INFLUENCIADOR NEGA
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Ronaldo Souza, o Gato Galáctico, em registro nas redes; youtuber nega associação com o nazismo
Ronaldo Souza, o Gato Galáctico, segue como um dos assuntos mais comentados neste sábado (29) por suposta apologia ao nazismo nas redes sociais. O influenciador, que é conhecido pelo conteúdo focado no público infantil, foi acusado de propagar símbolos de supremacistas brancos após uma foto em que bebe leite cru. Ele nega. "Abomino o nazismo e todas as formas de autoritarismo e violência", escreveu, em seu perfil oficial do Instagram [Leia o pronunciamento completo no final do texto].
Souza foi criticado após publicar em suas redes sociais uma foto em que aparece com uma roupa verde e bebendo um copo de leite. "Podemos descriminalizar o leite cru também? Não faz o menor sentido ser ilegal", escreveu ele, após o STF (Supremo Tribunal Federal) ter formado maioria para a descriminalização do porte de até 40 gramas de maconha.
O leite puro é um símbolo ligado principalmente a grupos neonazistas, assim como roupas verdes são comumente associadas ao Integralismo --movimento liderado por Plínio Salgado (1895-1975) que era apontado como uma espécie de "fascismo à brasileira".
Souza negou qualquer associação a grupos totalitários, acrescentando que sua família foi alvo de ataques virtuais. " Não tenho envolvimento com grupos supremacistas, tampouco neonazistas", frisou.
Souza se pronunciou em seu perfil oficial do Twitter na tarde de sexta (28) sobre as acusações. Ele negou qualquer ligação com grupos neonazistas.
Leia na íntegra:
Ontem, fui alvo de críticas por beber leite cru e supostamente fazer associações a mensagens de supremacia. Isso é uma mentira absurda. Abomino o nazismo e todas as formas de autoritarismo e violência. Não tenho envolvimento com grupos supremacistas, tampouco neonazistas.
Por aqui, defendemos a paz e em nome dela e do bem-estar da minha família, que está sendo afetada por essa situação, e de qualquer pessoa que possa ter se sentido ofendida, irei remover a publicação. No meu canal, temos um compromisso diário com a mensagem que é transmitida a todos que nos acompanham e em hipótese alguma permitirei a disseminação de informações falsas.
Agradeço ao carinho e compreensão de todos.
A publicação de Souza foi apontada como um "dogwhistle" [apito de cachorro, em inglês]. Trata-se de uma espécie de mensagem que utiliza algum tipo de código para camuflar uma mensagem política com conotações supremacistas ou discriminatórias.
A analogia parte dos apitos que apenas cães ouvem por terem uma frequência auditiva maior do que a dos seres humanos. Ou seja, a mensagem principal passaria despercebida pela maior parte do público, mas seria entendida por membros do subgrupo alvo.
Ronaldo Souza é natural de Gramado, na região serrana do Rio Grande do Sul. Ele atualmente conta com mais de 20 milhões de seguidores nas redes sociais, com apelo principalmente com o público infantil. Além de youtuber, ele é cartunista, desenhista, ator e dublador.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.