NOVOS DESDOBRAMENTOS
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Ludmilla e Marcão do Povo no Instagram; processo com acusação de racismo sofreu reviravolta
Briga judicial iniciada em 2017, a disputa entre Ludmilla e Marcão do Povo não chegou ao fim. A cantora o processou por racismo e, após condenação, o apresentador recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e foi absolvido na última quinta (19). A decisão veio a público nesta terça (24), e fãs encheram as redes sociais com pedidos por justiça pela artista.
A decisão foi tomada pela ministra Daniela Teixeira, que determinou que a condenação de injúria racial contra o jornalista feita em junho do ano passado foi realizada com base em um vídeo editado.
"É temerosa a aceitação de vídeo editado para sustentar um decreto condenatório em que foi excluída toda a fala do recorrente, havendo ênfase em determinadas expressões sem a devida contextualização", afirmou a magistrada no texto, divulgado pelo F5.
Ludmilla afirmou em nota oficial, por meio de seus advogados, que pretende recorrer. "Confiamos que o colegiado reverterá a decisão, julgando a conduta do acusado criminosa e preconceituosa, impedindo, assim, um imenso retrocesso para a luta contra o racismo no país", declarou o comunicado.
A cantora também se pronunciou nos Stories do Instagram. "Muito obrigado pelo apoio e carinho de todos. Meus advogados vão recorrer dessa decisão, e eu jamais desistirei dessa luta", escreveu.
Nas redes sociais, os fãs colocaram "Justiça por Ludmilla" no topo dos assuntos mais comentados do X. "A Justiça tem coragem de chamar isso de opinião jornalística. O racismo tá cada vez mais na cara, e ninguém faz nada!", escreveu o internauta Kaique Rodriguez.
"Se nem a maior cantora negra do Brasil conseguiu ganhar um processo contra um cara que chamou ela de 'pobre' e 'macaca', imagine o que acontece com a população negra mais pobre, que não tem visibilidade/recursos financeiros a uma defesa jurídica eficiente?", questionou o usuário Henrique Cil.
Em 2017, Marcão do Povo era apresentador do Balanço Geral, da Record, no Distrito Federal. Ele usou o termo "macaca" ao se referir a Ludmilla. Na ocasião, o jornalista comentava uma notícia de que a cantora teria evitado tirar fotos com fãs.
Após o caso, ele foi demitido pela Record. Um mês depois, em fevereiro de 2017, assumiu a apresentação do Primeiro Impacto, no SBT. "Deus me deu uma nova oportunidade. Silvio Santos [1930-2024] viu e tocado por Deus acreditou em mim. Provo mais uma vez para todo o Brasil minha inocência", disse ele, na época.
Ludmilla se surpreendeu com a decisão favorável ao jornalista. "Surpreendentemente, mesmo após a utilização dos termos 'pobre e macaca' contra mim, o Juízo da 3ª Vara Criminal de Brasília, entendeu que não houve, por parte do apresentador Marcão do Povo, a intenção de ofender. Pois eu digo: ofendeu sim e meus advogados estão preparando o recurso cabível", lamentou ela.
Em junho de 2023, a cantora teve decisão favorável a ela, que foi revertida recentemente após recurso no STJ.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.