Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

INFECÇÃO DE PELE

O que é erisipela? Entenda doença que fez Bolsonaro ser internado em Manaus

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Jair Bolsonaro está na frente de um telão azul; ele dá um sorriso de canto e encara um ponto fixo

Jair Bolsonaro em foto publicada nas redes sociais; ele está internado devido à erisipela

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 6/5/2024 - 14h45

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi internado no Hospital Santa Júlia, no centro de Manaus (AM), para tratar da erisipela, uma infecção de pele. Ele deu entrada no hospital no sábado (4) e chegou a ser liberado, mas voltou ao local no domingo (5) após uma piora dos sintomas. Desde então, ele está sob vigilância médica. A informação foi confirmada pelo perfil oficial do político no X (antigo Twitter).

O antigo chefe do Executivo não revelou se os médicos trabalham com uma previsão de alta. Ele estava em Manaus desde sexta (3) para lançar a pré-candidatura do deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) a prefeito da cidade. Além disso, participou de uma cerimônia do PL em homenagem à sua mulher, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Desde o início dos sintomas, Bolsonaro foi aconselhado a repousar e tratar a doença com afinco, tanto pela equipe médica que o acompanha quanto por Michelle. Ele, no entanto, optou por não cancelar os compromissos públicos.

De acordo com o Ministério da Saúde, a erisipela acontece quando uma bactéria externa se infiltra. Com isso, a pele do paciente entra num processo infeccioso, e são comuns sintomas como calafrios, febre alta, fraqueza, dor de cabeça e náuseas.

Além disso, a região da pele acometida pelas bactérias apresentam feridas, cuja intensidade varia de pessoa para pessoa --alguns pacientes apresentam simples vermelhidão; outros, bolhas e feridas por necrose da pele.

Estado de saúde de Bolsonaro

Bolsonaro apareceu com um dos braços enfaixados no evento do PL desta sexta (3), uma indicação de que é essa região que está infectada. O local mais frequente para as lesões da erisipela são as pernas e os braços, mas as marcas podem aparecer também na face e no tronco. 

O tratamento se dá por antibióticos que eliminam a bactéria, além de procedimentos para reduzir o inchaço e a coceira --como limpezas de pele, repouso e até massagens. Eduardo Bolsonaro afirmou que o pai já responde bem aos medicamentos. Ainda segundo o deputado federal, ele será transferido para Brasília, onde dará continuidade aos recursos terapêuticos.

A CNN, contudo, cravou uma transferência para São Paulo, onde o ex-presidente ficaria aos cuidados de Antonio Luiz de Macedo. Segundo uma reportagem da emissora, o político também teria sentido desconforto abdominal e, por isso, seria examinado pelo médico que acompanha seu estado de saúde desde que ele levou uma facada na campanha de 2018.

Causas da erisipela

A doença acontece quando a bactéria consegue se infiltrar na pele e atingir a corrente sanguínea, na maioria das vezes por meio de micoses entre os dedos dos pés --as famosas frieiras. Ela encontra maior facilidade quando o paciente está com a imunidade baixa ou já apresenta outros problemas relacionados, caso de diabéticos, obesos e portadores de deficiências das veias dos membros inferiores.

Se não tratada, a doença pode deixar como sequela o linfedema, tipo de inchaço persistente na perna e tornozelo. Além disso, o quadro pode evoluir para ulcerações superficiais ou profundas, trombose e infecção generalizada.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.