Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

SEDE VACANTE

SBT noticiou morte do papa Francisco de madrugada e um minuto antes da Globo

REPRODUÇÃO/SBT

O papa Francisco sentado em frente a um microfone

O papa Francisco em reportagem do SBT News Manhã; emissora foi a primeira a noticiar morte

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 21/4/2025 - 9h43

À frente do SBT News Manhã, o apresentador Darlisson Dutra foi o primeiro a noticiar a morte do papa Francisco (1936-2025) na TV aberta ainda na madrugada desta segunda (21). O jornalista informou o público sobre a partida do pontífice às 5h12. Um minuto depois, às 5h13, o âncora Marcelo Pereira interrompeu a previsão do tempo no Hora Um para dar a mesma notícia aos telespectadores da Globo.

“São 5h12, nós temos uma notícia urgente e impactante, confirmada agora pouco: morreu aos 88 anos o papa Francisco. O anúncio foi feito agora pouco no Vaticano. Nós estamos apurando mais informações", explicou Dutra, lendo em seguida o comunicado oficial do Vaticano.

A Globo não fez uso da tradicional vinheta de plantão, que é considerada por alguns até sinônimo de mau-presságio, porque já estava com um telejornal no ar. Marcelo Pereira interrompeu Tiago Scheuer, que estava à frente da previsão do tempo, para deixar os espectadores a par do assunto.

Uma notícia acabou de chegar aqui para nós, muito triste, está até no G1: morreu o papa Francisco, de hábitos simples, que lutou para mudar a igreja [católica]. Foi o primeiro pontífice latino-americano e deixou um legado de tolerância e diálogo, promoveu reformas importantes, acolheu minorias e priorizou os pobres”, acrescentou.

A Band foi a terceira emissora a fazer o anúncio, às 5h25; e a Record começou a sua cobertura às 6h.

Veja o vídeo:

Qual a causa da morte do papa Francisco?

Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos na madrugada desta segunda (21). Ele ocupava o cargo máximo da Igreja Católica há 12 anos, assumindo o posto após a renúncia de Bento 16 (1927-2022). O pontífice, porém, sofria de problemas de saúde e chegou a ficar 40 dias internado com um quadro de bronquite.

A informação foi confirmada pelos canais oficiais do Vaticano, mas a causa da morte não foi revelada. “O bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do senhor e de sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados", diz o comunicado.

“Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do senhor Jesus, recomendamos a alma do papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus trino", finaliza.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.