Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LUTO

Morre humorista Jerry Lewis, ícone da comédia norte-americana

Divulgação

O comediante Jerry Lewis, que morreu neste domingo (20) em sua casa em Las Vegas - Divulgação

O comediante Jerry Lewis, que morreu neste domingo (20) em sua casa em Las Vegas

REDAÇÃO

Publicado em 20/8/2017 - 15h21

O ator Jerry Lewis, ícone da comédia norte-americana, morreu neste domingo (20), aos 91 anos. Ele tinha sido internado em junho deste ano para tratar uma infecção do trato urinário, mas morreu de causas naturais em sua casa em Las Vegas, segundo seu agente.

Conhecido por estrelar filmes como O Mensageiro Trapalhão (1960), O Professor Aloprado (1963) e O Rei da Comédia (1982), Lewis se destacou primeiramente na televisão, como um dos apresentadores do programa de variedades The Colgate Comedy Hour (1950-1955), que dividia com o amigo Dean Martin (1917-1995) na emissora NBC.

A dupla recebeu uma indicação conjunta ao Emmy em 1952, na categoria melhor comediante. Foi derrotada por Red Skelton (1913-1997), roteirista e estrela do The Red Skelton Show (1951-1971), um marco da TV norte-americana.

A parceira de Lewis com Martin fez tanto sucesso na TV que se estendeu para o cinema, em longas que conquistaram boa bilheteria, como Os Malucos do Ar (1952), Farra dos Malandros (1954) e Ou Vai ou Racha (1956).

Depois, Lewis se dedicou a projetos individuais no cinema. Em 1966, ele foi indicado ao Globo de Ouro por Boeing Boeing. Também ganhou um Emmy e um Oscar honorários em 2005 e 2009, respectivamente.

divulgação/globo filmes

Jerry Lewis com o brasileiro Leandro Hassum na comédia Até que a Sorte nos Separe 2

Curiosamente, um dos últimos trabalhos de Lewis foi no filme brasileiro Até que a Sorte nos Separe 2 (2013). Fã declarado do comediante, Leandro Hassum aproveitou que o longa seria rodado em Las Vegas e implorou para que o astro fizesse uma ponta como um funcionário de cassino.

Sua última aparição na TV foi na série Law & Order: SVU, em 2006, no qual interpretou o tio do detetive John Munch (Richard Belzer). Antes, dublou um episódio de Halloween de Os Simpsons em 2003 e fez uma rara aparição na comédia Mad About You (1992-1999) em 1993.

Lewis também fundou o Telethon, maratona televisiva beneficente que inspirou a versão brasileira, exibida pelo SBT. Nos últimos anos, ganhou fama de antissocial e ranzinza. Preferiu se afastar dos holofotes e viver uma vida tranquila com a mulher, SanDee Pitnick, e com os sete filhos.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.