Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DESCENDENTES 2

Mais visto do que Game of Thrones, filme humaniza as princesas da Disney

Divulgação/Disney Channel

Sofia Carson (à esq.) e Dove Cameron em Descendentes 2, que estreia neste domingo (20) - Divulgação/Disney Channel

Sofia Carson (à esq.) e Dove Cameron em Descendentes 2, que estreia neste domingo (20)

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 20/8/2017 - 8h23

Fenômeno com o público infantojuvenil, Descendentes estreia seu segundo filme neste domingo (20), no Disney Channel. Exibido em julho nos Estados Unidos, o longa foi visto por 13 milhões de pessoas, acima dos 10,7 milhões registrados pelo episódio mais recente de Game of Thrones. O sucesso, segundo suas estrelas, deve-se ao fato de fugir do maniqueísmo e mostrar personagens mais humanos, com qualidades e defeitos.

"Nós estamos em uma posição rara de poder redefinir as princesas da Disney. Porque as personagens não são totalmente boas ou ruins, elas são complexas, como todos os humanos. Eu, como atriz, tento construir a Mal da forma mais humana e real possível. Acho que as novas princesas da Disney são menos princesas e mais orgânicas", diz Dove Cameron, intérprete da protagonista Mal.

Descendentes gira em torno de quatro filhos de vilões clássicos da Disney que, apesar de criados em uma ilha onde a maldade reina absoluta, tentam encontrar seu espaço em uma escola onde os alunos são herdeiros dos heróis e heroínas. Os filmes questionam até que ponto o sangue fala mais alto do que a força de vontade.

Filha de Malévola, Mal é a integrante do quarteto que mais tem dificuldade para se entrosar. No segundo filme, ela chega a fugir para a ilha dos vilões por não suportar a pressão de ser boa. Já Evie (Sofia Carson), Carlos (Cameron Boyce) e Jay (Booboo Stewart), filhos da Rainha Má, de Cruella de Vil e de Jafar, respectivamente, se misturam rapidamente e ganham amigos e pares românticos entre os bonzinhos. 

"Eles lutam contra tudo o que conhecem, suas raízes, seus pais, até perceberem que são capazes de fazer uma escolha. A Evie, no segundo filme, está mais boazinha, mas tem um momento em que ela volta para a ilha dos vilões para salvar a Mal e mostra um pouco do lado diabólico dela. É ótimo poder encontrar essa força maligna, mas ao mesmo tempo balancear com o coração puro", valoriza Sofia.

Leo franco/agnews

Sofia e Dove estiveram no Brasil nesta semana para divulgar o lançamento de Descendentes 2

No longa, as estrelas precisam atuar, cantar, dançar e ainda usar a imaginação para contracenarem com efeitos especiais. Dove surpreende ao fazer um duelo de rap com a vilã Uma (China Anne McClain), filha da Úrsula, de A Pequena Sereia (1989). "Foi fácil, na verdade. Eu faço raps o tempo todo, não vou mentir (risos)", diz.

"A beleza desses filmes é que nós somos desafiados durante toda a produção. Cantamos, dançamos, atuamos, lutamos com espadas. Acho empolgante aprender coisas novas, poder sair da zona de conforto", conta Sofia.

Apesar de voltado para crianças, Descendentes alcança públicos de todas as idades, com apenas 2,2 milhões de espectadores na faixa de 2 a 11 anos. O sucesso, diz Dove, se deve ao fato de os personagens serem conhecidos há muitas gerações. "Não importa a sua idade, você já foi influenciado pela magia da Disney em algum momento. São histórias que tocam o coração de muita gente".

Idolatradas pelos pequenos, as atrizes tentam dar bons exemplos, mas não almejam a perfeição. "Eu não sinto nenhuma pressão para ser perfeita. Pelo contrário. Acho que as garotas são cobradas o tempo todo para que sejam isso ou aquilo. O mundo é complexo, nem tudo é preto ou branco. Acho importante mostrar minhas falhas. Ser uma celebridade só significa que tem mais gente te observando", diz Dove.

Sofia concorda: "É uma responsabilidade linda ter meninos e meninas do mundo todo assistindo aos nossos filmes e nos admirando. Tive experiências maravilhosas com esse público, falando com eles. Mas tento manter minha vida particular para mim, o que eu faço em minha casa não diz respeito a mais ninguém".

divulgação/disney channel

Sofia, Booboo Stewart, Dove e Cameron Boyce vivem filhos de vilões que tentam ser bonzinhos

Um terceiro filme ainda não foi confirmado. Mas, com a audiência alcançada pelo segundo longa, parece apenas uma questão de tempo até que o anúncio seja feito. E as atrizes já fazem suas apostas de novos filhos de vilões para se juntarem à trupe.

"Eu queria muito que o filho ou a filha do Dr. Facilier aparecesse", defende Sofia, em referência ao antagonista de A Princesa e o Sapo (2009). "Ou talvez que um irmão perdido do personagem do Booboo surgisse."

"Acho que a filha da Rainha de Copas [de Alice no País das Maravilhas] seria completamente louca! E incrível! Não é que eu não ligue para os mocinhos, mas eu sempre quero mais vilões nos filmes", brinca Dove.

Descendentes 2 será exibido neste domingo (20), às 20h30, com uma reprise assim que a primeira transmissão terminar. Ao longo da semana, haverá exibições na segunda (21), às 15h30 e às 20h30; na quinta (24), às 16h30; na sexta (25), à 1h40; e no sábado (26), às 22h50. 

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.