Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

AOS 86 ANOS

Morre Agildo Ribeiro; relembre cinco personagens marcantes do humorista

THIAGO PRADO NERIS/TV GLOBO

Agildo Ribeiro como Don Gorgonzola, um de seus personagens do humorístico Zorra Total - THIAGO PRADO NERIS/TV GLOBO

Agildo Ribeiro como Don Gorgonzola, um de seus personagens do humorístico Zorra Total

REDAÇÃO

Publicado em 28/4/2018 - 14h51

O humorista Agildo Ribeiro morreu na manhã de sábado (28), aos 86 anos, em sua casa no Leblon, bairro da zona sul do Rio de Janeiro. Um dos primeiros funcionários da Globo, sua última aparição na televisão foi há dez dias, no programa Tá no Ar, que o homenageou. Ele sofria de problemas cardíacos e deixa um filho, de 53 anos. O velório ocorrerá no domingo (29), a partir das 10h, na capela 1 do Memorial do Carmo, seguido por uma cerimônia de cremação, restrita para os familiares.

A vocação para humor surgiu logo cedo, quando estudava no Colégio Militar do Rio de Janeiro, e fazia a alegria dos colegas da escola com suas imitações.

Ribeiro atuou no teatro de revista e no rádio e estreou na TV em 1965, com uma ponta na minissérie TNT, da recém inaugurada Globo, na qual interpretou um repórter. Ele ganhou notoriedade ao fazer par com o ratinho Topo Gigio, em 1970, no programa de auditório Mister Show.

Em 1987, migrou para a Band, onde ganhou um programa com seu nome: Agildo no País das Maravilhas. Também com passagens pela Manchete, SBT e pela portuguesa RTP1, o humorista retornou à Globo em 1999.

Na rede da família Marinho, deu vida a personagens marcantes em humorísticos como Planeta dos Homens (1976-1981), Escolinha do Professor Raimundo (1994) e Zorra Total (1999-2015). Também atuou em seriados e novelas, como De Quina pra Lua (1985) e Escrito nas Estrelas (2010).

Relembre cinco personagens marcantes de Agildo Ribeiro:

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Agildo Ribeiro ao lado do ratinho Topo Gigio no programa Mister Show, sucesso na Globo

Mister Show
Entre 1969 e 1970, Ribeiro esteve à frente do programa de auditório Mister Show. Misturando talentos mirins e esquetes de humor, o grande destaque da atração era a versão brasileira de Topo Gigio, ratinho de origem italiana. O roedor tinha sua dublagem feita previamente, com o intuito de evitar erros técnicos. Apesar de entrar no ar na faixa noturna, às 20h30, o boneco e o humorista fizeram muito sucesso entre as crianças dá época.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Andorinha, personagem de Ribeiro na Escolinha, era conhecido por sua falta de inteligência

Escolinha do Professor Raimundo
No programa de Chico Anysio, ele deu vida ao atrapalhado Andorinha, personagem pelo qual é lembrado até hoje, conforme Agildo disse em entrevista ao Vídeo Show, exibida em abril de 2017.

Caricato, Andorinha não tinha bordões: era famoso por sua pouca inteligência, pelas respostas equivocadas às perguntas feitas pelo professor Raimundo e por ser extremamente desajeitado. Ribeiro também teve envolvimento nos roteiros das temporadas mais recentes da Escolinha, no ar desde 2015.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Aquiles Arquelau era um professor de mitologia confuso e que devaneava em suas análises

Planeta dos Homens
No programa, exibido pela Globo entre 1976 e 1982, Ribeiro deu vida a um de seus personagens mais famosos: Aquiles Arquelau, um professor de mitologia. Em suas esquetes, Arquelau dava explicações sobre política e mitologia grega, mescladas com histórias fantasiosas.

Todas as vezes em que começava a devanear, seu mordomo tocava uma campainha para que ele retomasse o discurso correto. "Para com essa campainha, sua múmia paralítica", berrava ao funcionário, interpretado pelo ator Pedro Farah.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O mafioso Don Gorgonzola tentava esconder de sua mãe a sexualidade de seu filho caçula

Zorra Total
Ribeiro esteve no programa entre 1999 e 2015 e foi um dos poucos a ser mantido no elenco após a reformulação, em que foi rebatizado de Zorra. Na atração, encarnou diversos personagens, como Don Gorgonzola um mafioso italiano que não conseguia administrar as trapalhadas de seus filhos e capangas. Um dos desafios era esconder de sua mãe, a nona (Dinorah Pera), a sexualidade de seu caçula, Frescone (Marcos Veras), a quem chamava de "macho".

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Agildo Ribeiro foi o primeiro ator a interpretar João Grilo em O Auto da Compadecida

Auto da Compadecida
Foi o primeiro ator a interpretar João Grilo, da obra de Ariano Suassuna, em 1957. Grilo era um encrenqueiro, extremamente pobre, e um típico aproveitador. No filme dirigido por Guel Arraes, lançado em 2000, o personagem foi vivido pelo ator Matheus Nachtergaele.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.