Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

CAPACITISMO

Mion se revolta após assistir a vídeo de agressão a jovem autista: 'Covardia'

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Romeo Mion, à esquerda, ao lado de Marcos Mion, à direita

Marcos Mion ao lado do filho Romeo, que é autista; apresentador desabafou sobre capacitismo

JOSÉ VIEIRA

jose@noticiasdatv.com

Publicado em 21/9/2022 - 18h55

Marcos Mion usou as redes sociais para expressar sua revolta contra um vídeo de agressão a um jovem autista. O registro fez o apresentador se emocionar ao lembrar dos preconceitos que atingem seu filho Romeo, que está dentro do espectro do transtorno. "É uma situação de extrema covardia", desabafou.

No vídeo assistido, um grupo de adolescentes se unem para agredir um jovem autista. Em uma série de Stories publicados em seu Instagram nesta quarta (21), Mion admitiu temer pela integridade física do filho de 17 anos. "É uma situação de extrema covardia. O vídeo me embrulhou, me deu ânsia de vômito", relatou.

"Eu já chorei porque não tenho como não imaginar meu filho nessa situação, vivendo num mundo que não compreende, não respeita, que não entende o autismo e que agride fisicamente o autista por ele ser autista", continuou.

O apresentador é um ativista da luta contra o capacitismo e afirmou que se esforça para um mundo que respeite a inclusão e a diversidade. "Faço tudo que posso e tenho muito medo de que alguma coisa assim aconteça com o Romeu, como qualquer pai de qualquer criança autista".

Em certos momentos, Mion precisou pausar seu desabafo para conter a emoção. "É um medo constante porque é como você ver a pureza mais pura que existe no mundo ser incompreendida, abusada e sofrendo agressão", explicou.

"Eu só espero que os pais desses moleques façam alguma coisa, eduquem esses moleques para entender o que é o autismo, o que é educação, o respeito e o amor ao próximo", pediu. "O comportamento do jovem pode ser reflexo do meio em que ele vive, mas também pode ser reflexo da criação que ele tem".

Mion prestou solidariedade para a família do rapaz agredido e torceu pela recuperação dele. "Se fosse com o Romeo, ele não entenderia por que aconteceu. Eu espero que você esteja bem, que você saiba que você é muito maior que isso. Esses moleques não valem nada, fique longe deles", completou o apresentador.

TUDO SOBRE

Marcos Mion


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.