Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

GABRIEL FALCÃO

Longe da TV, ex-galã da Globo passa em um dos concursos mais difíceis do país

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

O ator Gabriel Falcão com um terno

Gabriel Falcão, de Malhação: Casa Cheia (2023), passou no concurso do Instituto Rio Branco

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 25/1/2025 - 9h15

Um dos protagonistas de Malhação: Casa Cheia (2013), o ator Gabriel Falcão contou na noite de sexta (24) que passou em um dos concursos mais difíceis do país. Ele foi aprovado em 11º lugar para se juntar ao Instituto Rio Branco, que é responsável pela formação dos diplomatas brasileiros. De acordo com as informações da própria instituição, o salário inicial chega a R$ 20,9 mil.

O intérprete publicou uma foto com as notas que conseguiu nas provas, que envolviam áreas como História Mundial, História do Brasil, Política Internacional, Economia, Geografia, Direito Brasileiro e Internacional, além de Português, Inglês e mais uma língua estrangeira à escolha –Francês ou Espanhol.

“A palavra vocação vem do latim ‘vocatio’, que significa ‘chamado’ –e foi exatamente isso que eu senti, em dezembro de 2021, quando, pela primeira vez, ouvi falar da carreira de diplomata", escreveu.

“Foi como se eu tivesse passado a vida toda apaixonado por massa, queijo e molho de tomate, e, de repente, alguém me apresentasse uma pizza. A refeição, no entanto, seria o oposto de um fast-food: o processo seletivo é sabidamente um dos mais complexos e competitivos do país, com um tempo médio de preparação de mais de quatro anos", acrescentou.

Não é nenhum exagero dizer que esse foi, de longe, o maior desafio da minha vida: foram mais de dois anos de muita dedicação, sacrifícios, incertezas, decisões difíceis, erros, percalços e angústias, mas, acima de tudo, de muito aprendizado.

“Os maiores, curiosamente, não foram sobre os quase infinitos conteúdos estudados, mas sobre a vida: primeiro, sempre é tempo de fazer novas escolhas, mais maduras e mais conscientes do que se é e do que se quer; e, segundo, nossas melhores escolhas são aquelas que não se baseiam no que é mais fácil, cômodo, seguro ou esperado, mas sim no que é mais significativo", continuou.

Além de agradecer amigos e familiares pelo suporte durante os estudos para o concurso:

Um dos grandes chanceleres da história recente da política externa brasileira disse, certa vez, que a melhor tradição do Itamaraty é saber renovar-se. Pelo visto, estou mesmo no lugar certo.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.