Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LUTO

Jurada da Dança dos Famosos, coreógrafa Carlota Portella morre aos 74 anos

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Carlota Portella sorri no júri da Dança dos Famosos

Carlota Portella no júri da Dança dos Famosos em 2017; coreógrafa morreu neste sábado (31)

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 31/8/2024 - 13h51

A coreógrafa Carlota Portella morreu aos 74 anos neste sábado (31), no Rio de Janeiro. Referência no cenário da dança carioca, ela também era professora e diretora artística. A bailarina ainda ficou conhecida pelas participações no júri da Dança dos Famosos no Domingão do Faustão (1989-2021).

A morte foi confirmada pela escola de dança The Jazz, fundada por Carlota em 1982. "Pra sempre em nossos corações. Gratidão pelos 40 anos de parceria", escreveram no Instagram.

A causa do óbito ainda não foi confirmada. O velório vai acontecer na sede da The Jazz, localizada no Jardim Botânico, zona sul do Rio de Janeiro.

Nascida em 1950, Carlota Maria de Sanson Portella virou uma das grandes referências da dança no Rio de Janeiro. Ela se dedicou ao balé dos oito aos 16 anos, mas se apaixonou pelo jazz quando foi estudar em uma academia de dança na França.

Estreou o seu primeiro espetáculo de dança, Vacilou Dançou, em 1981. No ano seguinte, fundou o Jazz Carlota Portella --atual The Jazz, uma das escolas mais tradicionais do Rio.

Também elaborou coreografias premiadas, como a de Grito, inspirada na história de Nelson Mandela (1918-2013), pela qual ganhou o prêmio Bonnie Bird Choreography Fund.

Carlota também foi responsável por criar a coreografia da abertura dos Jogos Pan-Americanos de 2007, sediado no Rio de Janeiro. Ela ainda foi jurada em diversos festivais de dança, sendo convidada para participar do júri da Dança dos Famosos em 2017 e 2018.

Nas redes sociais, Fátima Bernardes lamentou a morte da coreógrafa. "Que triste! Por acreditar no que ela pregava, que quem dança é mais feliz, voltei para as aulas de dança em 2013", afirmou a apresentadora. "Carlota dedicou sua vida à dança. Formou vários profissionais. Recentemente resolveu parar para ter um pouco mais de tempo. Meus sentimentos pra família, amigos e companheiros de dança", escreveu nos Stories.

O coreógrafo Carlinhos de Jesus também homenageou a bailarina. "Luto na dança! Meu coração está triste, pois partiu Carlota Portella, uma das maiores representatividades da dança no Brasil! Vai com Deus, minha amiga, papai do Céu te receba com muita luz enquanto aqui todos nós dançaremos sempre em tua homenagem e respeito!", afirmou.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.