Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

ESQUIZOFRENIA

Irmã de Betito Tavares revela causa da morte do ator e faz pedido emocionante

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Montagem com foto de Betito Tavares, o Cardosinho, e outra do ator, mais velho, com a irmã dele

Betito Tavares como Cardosinho em Coração de Estudante; irmã do ator fez apelo após morte

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 18/12/2022 - 13h49

Milena Tavares, irmã do ator Betito Tavares, veio a público explicar o que aconteceu com o ator e quais problemas ele estava enfrentando. Diagnosticado com esquizofrenia, o artista, que ficou famoso na novela Coração de Estudante (2002), não conseguiu se manter na carreira --ele tinha dificuldade de decorar os roteiros-- e acabou caindo também em uma depressão.

A demora para perceber a doença, o agravamento do quadro, a dificuldade em Tavares aceitar sua condição e fazer tratamentos, para a irmã, influenciou para que ele decidisse tirar a própria vida na sexta (16), aos 42 anos. Por isso, a atriz apela para que as pessoas fiquem atentas a seus familiares e acabem com preconceitos contra transtornos mentais.

"Estigma sobre doença mental é muito grande, e as pessoas vivem numa solidão muito grande. Decidi falar com o intuito de fazer com que as pessoas normalizassem mais, porque é tanta gente que tem problema. Para acabar com isso, sabe? Que esse caso seja uma centelha de contribuição para que as pessoas tenham um pouco mais de amor, de compreensão e acolhimento com quem tem esse problema", pediu ela em entrevista ao UOL.

O ator vivia o auge de sua carreira até 2009, quando teve papéis em novelas da Globo e em peças de teatro. Mas tudo começou a ruir com os primeiros sintomas da doença. Ninguém relacionou uma coisa a outra, mas, com o tempo, os sintomas foram piorando e a situação ficando mais grave. No ano passado, Milena o convenceu a tomar medicamentos e ficar um tempo numa clínica.

"Foi difícil cair a ficha de que havia um problema psiquiátrico. Quando a gente percebeu, foi difícil fazer ele entender que tinha. Ele não aceitava o problema. Quando a gente conseguiu fazer algo, já estava um pouco avançado. Passamos uns oito anos tentando, mas era bicho solto, cavalo selvagem que não dava para prender. Não queria o tratamento", disse. 

Foram seis meses na clínica apenas em 2021, mas ele acabava entrando em crises logo depois. Desde que seu personagem em Coração de Estudante voltou ao ar em reprise do canal Viva, ele recebeu alguns convites para reintegrar o banco de talentos da Globo. Mas o fato de ter dificuldades com os roteiros só o deixou mais chateado.

Ele estava controlado, tomando remédio, fazendo o tratamento, mas, infelizmente, não aguentou o tratamento, não aguentou a tristeza, não aguentou a vida que ia para um caminho que ele não queria. E tirou a própria vida.

"É muito difícil ver um transtorno tirar o brilho tão grande de pessoa. Há muito preconceito, e ele ficou sozinho. Tinha fama, visibilidade e, de repente, a doença tirou tudo", lamentou a atriz. Ele estava morando com a irmã desde que saiu da clínica, em 2021, após mais de 20 anos no Rio de Janeiro. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.