Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ABSURDO

Influenciadora associa mau cheiro do corpo à pele negra e é acusada de racismo

Reprodução/Instagram Stories

Isadora Farias de roupa preta, guarda-chuva transparente em frente a uma farmácia

A influenciadora Isadora Farias causou repúdio ao falar que usa desodorante para pele negra por ter "cecê"

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 22/1/2021 - 9h07

A influenciadora Isadora Farias foi acusada de cometer racismo após associar mau cheiro do corpo à pele negra, em uma sequência de Stories que publicou no Instagram na quinta-feira (21). De dentro de uma farmácia, ela contou que tem problemas de "cecê" --termo utilizado para descrever o odor causado por suor e bactérias-- e que por isso usa desodorante para pele negra.

"Quem me segue há mais tempo sabe que eu tenho sério problema com 'cecê', eu tenho que passar desodorante bom. Inclusive às vezes eu compro de pele morena a negra porque o negócio aqui é punk", disparou.

O perfil Ativismo Negro, no Instagram, resgatou a gravação da modelo e fez uma publicação repudiando a atitude.

"A fala dessa influencer diz muito sobre o pensamento da branquitude racista, negros fedem, essa não é a primeira vez que ouço isso e infelizmente não será a última", lamentou. "Por qual motivo o cheiro de suor ainda é tão atribuído a população negra de forma tão peculiar?", questionou outro perfil, o Africanize.

"Quantas vezes já ouvimos de maneira pejorativa alguém dizendo que pretos têm um 'cheiro forte', que o suor é específico, muito particular, trazendo até uma repulsa, e aí popularmente o termo acabou sendo atribuído ao significado 'Cheiro de Crioulo ou Caatinga de Crioula'. Sempre fomos orientados a nos preocupar com o cheiro, para não ser alvo de piadas pejorativas", continuou. 

Desculpas

Ao se dar conta da repercussão negativa de sua fala em meio aos seus 35 mil seguidores, Isadora voltou às redes sociais para se desculpar.

"Antes de falar qualquer coisa, eu quero pedir perdão, que é mais do que desculpas, para todas as pessoas que se sentiram ofendidas com aquilo que eu falei. Eu não sou essa pessoa racista, eu amo os negros, eu amo todas as pessoas e trato as pessoas com igualdade", iniciou.

"Quem me conhece sabe, quem me segue e me conhece pessoalmente sabe da minha conduta, do meu caráter, das minhas crenças e eu jamais falaria qualquer coisa de maneira racista ou para ofender qualquer que seja a pessoa", completou ela.

Ela ainda encerrou o recado afirmando que não é racista por ter amigos negros: "Eu tenho amigos negros, colegas de trabalho negros, convivo com pessoas negras, e por isso quero deixar mais uma vez registrado as minhas sinceras desculpas por esse mal-entendido".


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.