Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

ED GAMA

Humorista do Domingão revela luta contra depressão: 'Ignorei sinais'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Ed Gama usa uma camiseta branca, coberta por um suéter estampado verde e marrom. Ele também usa uma gravata vermelha, calça marrom e sapato preto. O semblante está sério.

Ed Gama no Sábia Ignorância desta segunda (30); ele falou sobre questões mentais no programa

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 1/10/2024 - 9h24

O humorista Ed Gama revelou ter passado por um período conturbado no que se refere a sua saúde mental. Ele foi diagnosticado com depressão e Síndrome de Burnout --um quadro de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico decorrente de uma rotina desgastante. Antes dos problemas atingirem um nível crítico, porém, o corpo do ator já vinha dando sinais. 

O comediante contou ter sentido o braço formigar, combinado a uma ardência na nuca, antes de cogitar a possibilidade de estar com o psicológico abalado. "Pensei: ‘Meu Deus, vou ter um infarto!’. Aí eu procurei um clínico, que me passou um check-up e descobriu que meu problema não era físico e, sim, mental", revelou ele.

"Entendi que aqueles sinais que ignorei o tempo inteiro já me falavam que meu burnout estava prestes a acontecer, e o negligenciei por muito tempo", pontuou o humorista, que divide a "bancada" do Domingão com Lívia Andrade e dona Déa Lúcia.

A revelação se deu no Sábia Ignorância, programa comandado pela jornalista Gabriela Prioli no GNT. A edição desta segunda (30) falou sobre o cansaço na sociedade atual e contou também com a neurocientista Carla Tieppo.

No decorrer do relato, Gama afirmou que sempre teve a "mente em ebulição" --afinal, acumula uma série de atividades--, mas a produção de vídeos diários para as redes sociais tornou a rotina ainda mais cansativa. 

"Muitas vezes me vejo obrigado a pensar no vídeo do dia seguinte. Quando descanso, sinto que fico mais criativo. Faço terapia, tomei remédio, tive burnout (esgotamento extremo) e depois descobri uma depressão. Percebi que estava com a minha vida totalmente desregulada", confessou ele.

As coisas só começaram a mudar quando ele tentou ajustar a rotina, fazendo atividades físicas e priorizando seu sono. "Quando consegui fazer o combo mental exercício e dormir melhor, senti que o meu dia era totalmente diferente e passei a valorizar mais o descanso", arrematou o profissional.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.