VOZ MODIFICADA
REPRODUÇÃO/YOUTUBE
Taís Araujo: atriz denuncia golpe aplicado por bandidos que usam inteligência artificial na web
Taís Araujo foi mais uma das vítimas de golpistas que usam inteligência artificial. A atriz revelou que circula pelas redes sociais um vídeo falso com sua imagem. Na gravação, uma voz que imita a dela oferece itens natalinos para venda, além de pedir que internautas façam cadastro em um site que pode roubar dados pessoais.
Nos Instagram Stories, Taís colocou um trecho da falsa propaganda para alertar seus seguidores. "Assunto sério. Quis aparecer aqui para falar direto com vocês. Está rolando um vídeo fake usando minha imagem e minha voz pra anunciar a promoção de kits de Natal de uma marca bem conhecida, mas é golpe", afirmou ela.
"Alguém criou isso com inteligência artificial e estão usando para enganar pessoas. Então, fiquem atentos nesses links. Eles pedem para que você preencha uma pesquisa para ganhar o kit. Mas nada disso é real, é seríssimo”, denunciou a esposa de Lázaro Ramos.
Taís prometeu que voltará a falar sobre o assunto nas redes sociais. Ela pontuou que essa não é a primeira vez que a imagem de uma pessoa famosa é usada de forma indevida para dar golpes na internet.
"Eu quero falar esse assunto, sobre inteligência artificial depois, com mais calma. Mas eu já deixo esse alerta para todos: cuidado com o que aparece por aí, sempre verifiquem as informações antes de clicar em qualquer link. Fiquem de olho", concluiu ela.
Além de Taís Araujo, imagens e vozes falsas de Zézé Di Camargo, Silvio Santos (1930-2024) e Ana Maria Braga já foram criadas a partir de IA. Por mais de uma vez, a apresentadora do Mais Você comentou em seu programa na Globo sobre as falsas propagandas que mostram sua imagem.
Geralmente, os golpistas tentam enganar vítimas para roubar dinheiro. A pessoa vê o artista, acredita na credibilidade de um produto falso, e então paga por algo que não existe.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Taís Araujo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.