Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Rafael Baronesi

Ex-ídolo infantil, apresentador da Band revela: 'Eu me sentia Backstreet Boy'

Reprodução/Instagram

O apresentador e ex-ídolo infantil Rafael Baronesi, no ar na Band desde segunda (26) - Reprodução/Instagram

O apresentador e ex-ídolo infantil Rafael Baronesi, no ar na Band desde segunda (26)

FERNANDA LOPES

Publicado em 29/3/2018 - 7h57

Na década de 2000, Rafael Baronesi foi a cara do Disney Channel no Brasil. O apresentador de 37 anos comandou o programa Zapping Zone no auge do canal, quando estrelas como Miley Cyrus e Demi Lovato surgiram na programação e levantaram a audiência. Agora à frente do Vídeo News, que estreou na Band na segunda (26), ele lembra a loucura que provocava nos fãs: "Eu me sentia como um dos Backstreet Boys".

O Zapping Zone era gravado dos estúdios da Disney na Argentina, onde Baronesi morou durante os cinco anos em que trabalhou no canal, de 2004 a 2009. Quando visitava o Brasil, se assustava com a fama que tinha entre o público juvenil.

"Na época não tinha rede social, só quando chegava aqui sentia que estava fazendo sucesso. Quando vinha ao Brasil para algum evento da Disney, me sentia como um dos Backstreet Boys. Os adolescentes são muito eufóricos, eles gritam, correm atrás. Uma vez falei que estava num teatro no Leblon [no Rio de Janeiro] e apareceu muita gente. Mas o tempo todo eu pensava: 'Rafael, isso é passageiro'", lembra.

O emprego na Disney ele não tem mais, mas a imagem de antigo galã do canal permanece. Baronesi diz que os fãs cresceram e batem papo com ele em locais públicos e na internet. "Hoje está mais fácil, mas já naquela época eu recebia muitas mensagens, que vinham até do Orkut. Quem não gosta de carinho? É maravilhoso."

Divulgação

Baronesi entre os gêmeos Cole e Dylan Sprouse

No Zapping Zone, ele fazia um pouco de tudo: apresentava jogos que davam prêmios aos telespectadores, conhecia astros da Disney nos Estados Unidos, entrevistava atores em Hollywood e participava de encenações infantis durante o programa.

Ele usa toda essa experiência no Vídeo News, primeiro programa que apresenta na TV aberta. Na atração, Baronesi e Larissa Erthal exibem notícias e entrevistas sobre cinema, teatro, música e bastidores da televisão. 

"É quase impossível não ficar nervoso numa estreia em televisão aberta, mas eu acho que consegui administrar bem. Os anos de experiência ajudam, a gente aprende com o tempo, e é uma linguagem que tem tudo a ver comigo", explica.

reprodução/instagram

Larissa Erthal e Rafael Baronesi apresentam juntos o programa Vídeo News, da Band

Escondido na TV
Além de apresentador, Baronesi é ator desde os 18 anos. Antes do Zapping Zone, ele já havia trabalhado na TV em produções da Globo, mas muito discretamente. Fez pequenas participações nas novelas Laços de Família (2001) e Kubanacan (2003) e na minissérie Um Só Coração (2004).

Neste ano, ele também apareceu rapidamente em um capítulo de Deus Salve o Rei. "Foi na primeira semana, fiz uma cena de flashback em que eu era o pai dos protagonistas Afonso [Romulo Estrela] e Rodolfo [Johnny Massaro]", conta.

Depois da passagem pelo Disney Channel, Baronesi conseguiu outro emprego como apresentador, no canal de vendas Shoptime. Ele trabalhou durante sete anos lá, mas se sentia muito limitado. 

"O problema é que no Shoptime eles não deixavam a gente fazer nada. Isso sempre me irritou. Não deixavam fazer teatro, ter canal no YouTube, dar uma entrevista, fazer comercial, nada. Então você fica muito preso. Como eu sabia que funcionava dessa maneira, imaginei que eventualmente ia querer encarar novos desafios. No fim do ano passado, eu falei que não dava mais e queria sair", conta.

Livre das vendas na TV, Baronesi comprou os direitos de uma peça de teatro que planeja colocar em cartaz ainda neste ano e assinou contrato com a Band. Ele aposta todas as fichas no novo programa da emissora. 

"O que eu penso agora é dar o máximo de mim para que a gente possa tornar o Vídeo News um dos programas mais assistidos da TV brasileira. Nem penso em projeto para depois do programa. Quero estar 100% focado no Vídeo News."

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.