Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ENTREVISTA

Ex-galã da Globo, Julio Rocha encontra vocação na criação de conteúdo para web

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Julio Rocha no Instagram

Julio Rocha no Instagram; ator interpreta diversos personagens e diverte seguidores na web

GIULIANNA MUNERATTO

giulianna@noticiasdatv.com

Publicado em 22/6/2024 - 18h00

Com mais de 4 milhões de seguidores em suas redes sociais, Julio Rocha deixou as telas da TV para se dedicar quase que integralmente às telinhas dos smartphones. O ator de Duas Caras (2007) e Fina Estampa (2011) se reinventou ao criar conteúdo para as redes sociais e ainda se tornou uma referência na migração do offline para o online.

Atualmente, Rocha não se considera um influenciador --ele se autointitula "criador de conteúdo". Sua vida é compartilhada de uma maneira diferente com seus seguidores: em vez de exibir cada passo do seu dia nos Stories, ele roteiriza e atua em esquetes que têm a ver com sua rotina e causam identificação imediata no público.

Casado com a veterinária Karoline Klein, o ator resolveu repensar os rumos de sua carreira durante a primeira gravidez da mulher. "Eu nunca tinha mexido nas redes sociais. Eu vivi uma história de mais de uma década na Globo, fazendo novela e saindo de novela, com contrato e sem contrato", conta ele, em entrevista ao Notícias da TV.

"Depois da gravidez da Karol, comecei a sentir uma necessidade de contar para o mundo a experiência que eu estava vivendo. Era algo extremamente poderoso, não era comparável com absolutamente nada que eu tinha vivido até aquele momento. Foi aí que eu tentei criar um canal no YouTube", relata.

No entanto, a maneira como queria tocar o canal seria inviável por conta das despesas financeiras. Ele teve a ideia de vender o projeto para a Globo, e ficou no ar com o quadro Sou Pai, e Agora?, no extinto Bem Estar (2011-2019). Com o fim do projeto, Rocha levou o público da TV para as redes sociais e, até hoje, tem sido bem-sucedido em sua empreitada. 

"A gente começou a bater muito na questão da paternidade para o Brasil inteiro --não era muito falado, ninguém mostrava muito", afirma ele. "E, de repente, há cinco e poucos anos, a gente começou a falar sobre a paternidade como ela é, mostrando os fiascos, as dúvidas. Quando acabou o programa, eu pensei: 'Como é que eu vou dar sequência para isso que eu tô vivendo?'. E comecei a produzir conteúdo", relembra. 

A pandemia, inclusive, foi fundamental para dar o tom de comédia das publicações. Julio Rocha explica que queria ser uma válvula de escape para quem estava enfrentando as consequências do isolamento por Covid-19.

"Eu falei: 'Cara, em vez de eu entrar nesse clima que tá aí no mundo inteiro, como minha mulher está grávida do nosso segundo filho, eu preciso encontrar uma forma de trazer alegria para minha mulher, para mim mesmo e para quem está do meu lado'. Aí, comecei a fazer uns vídeos engraçados sobre o que eu estava vivendo com o José --e nunca mais parei", analisa.

O ator dá créditos à carreira que construiu na Globo por ter conseguido deslanchar tão facilmente sua persona online. "A experiência de ator me trouxe uma expertise no sentido de como produzir, roteirizar. Fiquei lendo tantos roteiros que já tinha ideia de como fazer um roteiro interessante."

"Eu já havia escrito também o meu nome com a minha carreira, então foi fácil começar a criar. Além disso, tenho formação em Publicidade e Propaganda, e nunca usei. Mas agora, faço campanhas para grandes marcas, e tenho usado esse meu lado também", diz.

"Mas, ainda assim, a grande dificuldade é criar o conceito para promover a identificação. Precisa ter um equilíbrio, e um diferencial que propicia o trabalho de fato é a constância. A grande sacada foi usar instrumentos artísticos que eu trago desde o teatro para as cenas, e interpretar algo no palco, na novela e no Instagram exige ajuste de interpretação, são linhas diferentes", comenta.

Referência na área

Com a meia década em que está ativo nas redes sociais, Julio Rocha se reinventou totalmente --e passou a dar palestras para corporações sobre como a vida online pode ser transformadora para o lado profissional.

"Grandes empresários e corporações me chamam para poder falar com as pessoas sobre como elas devem viver sua vida online, como melhorar a imagem profissional. Hoje, um dentista que sabe contar história, que entende os conceitos, as possibilidades e como criar, fatalmente está melhor do que aquele que não faz todas essas coisas", revela.

"Eu tenho falado sobre como sair da via offline e ir para a online construir a sua marca. Mesmo estando na Globo, eu tinha um número de seguidores inexpressivo, e meu engajamento era fraquíssimo, porque eu era um cara do offline conhecido. E isso acontece com absolutamente todas as profissões, até aquelas em que parece que a pessoa não precisaria construir sua imagem no digital", reforça.

Agora, Julio Rocha tem se sentido movido por muito mais do que apenas os seus virais na web: ele também quer mostrar para as pessoas o caminho para bombar no digital.

"Na internet, você precisa só de um celular. É a coisa mais democrática da face da Terra. Ela dá uma abertura e me dá tesão nesse momento da minha vida. Eu deixei de contracenar com todo mundo que trabalhei para viver essa experiência com a minha família. E eu tô superfeliz", declara.

TUDO SOBRE

Julio Rocha


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.