Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Larissa Queiroz

Ex-atriz mirim abandona TV e vira chef de cozinha: 'Não basta ser bom para crescer'

Divulgação/Acervo Pessoal

A chef Larissa Queiroz coordena evento de sua empresa de buffet, chamada Q Gastronomia - Divulgação/Acervo Pessoal

A chef Larissa Queiroz coordena evento de sua empresa de buffet, chamada Q Gastronomia

FERNANDA LOPES

Publicado em 4/8/2017 - 5h20

Há 20 anos, Larissa Queiroz se preocupava em fazer sua primeira novela com um par romântico na Globo. Nem imaginava que deixaria a carreira de atriz de lado para investir em uma profissão totalmente diferente.

A carioca de 32 anos se destacou em Por Amor (1997) e se esforçou para despontar na TV, mas se chateou com a dificuldade de conseguir boas oportunidades. Larissa, então, decidiu mudar tudo: se casou, trocou de cidade, estudou gastronomia e hoje trabalha como chef de cozinha.

"O meio da TV é muito pouco meritocrático. Não basta ser bom para crescer profissionalmente. Por mais que você faça de tudo, não há garantia de que vai ser bem-sucedido. Eu ficava chateada, estudava bastante, ouvia elogios de diretores, autores, mas isso não estava me levando para o lugar onde eu achei que poderia chegar. Então apareceu a gastronomia e eu vi uma oportunidade de fazer uma coisa bacana e as pessoas me reconhecerem mais por isso", explica.

No total, Larissa fez 11 novelas em sua carreira, dos 3 aos 26 anos. Ela está no ar atualmente na reprise de Por Amor no canal Viva. A ex-atriz mirim interpretava Juliana, uma adolescente que vivia em meio às discussões de sua família.

"O relacionamento que a gente criou foi muito legal, nós quatro [ela, Odilon Wagner, Ângelo Paes Leme e Angela Vieira]. O convívio era muito intenso, e nas novelas do Manoel Carlos sempre tem isso muito forte de família na mesa do café da manhã, no almoço. A Angela Vieira até hoje me chama de filhota quando me encontra. Essa é a parte que eu mais lembro", conta.

divulgação/globo

Larissa Queiroz ao lado de Odilon Wagner e Angela Vieira, seus pais na trama de Por Amor

Chef Larissa
A mãe de Larissa faz questão de gravar todos os capítulos da reprise de Por Amor, mas ela mesma confessa que quase não assiste à novela. Nos horários em que a trama vai ao ar na TV paga, Larissa geralmente está trabalhando. Ela tem uma empresa que fornece serviço de buffet em eventos durante a semana.

A profissão surgiu quase por acaso, após ela atuar na novela Insensato Coração, seu último trabalho na TV. Gastronomia foi a forma que Larissa encontrou de unir o útil (um ganha-pão) ao agradável (o hobby de cozinhar).

"Quando casei, vim para São Paulo, e como a Globo é no Rio era mais difícil [conseguir papéis e conciliar com o relacionamento]. Eu já queria focar mais na minha vida pessoal, começar a construir uma família. Queria ter um plano B que pudesse virar um plano A. Comecei a pesquisar buffets para fazer a inauguração da minha casa e achei tudo muito caro. Resolvi cozinhar a comida toda, eram 150 convidados", lembra.

Divulgação/Acervo Pessoal

Larissa se formou em gastronomia e atua longe da TV

"Nesse dia, uma amiga falou que estava tudo muito bom e perguntou se eu não queria fazer uma festa do marido dela. Eu nem sabia como cobrar, mas ela me deu um orçamento e eu fiz. Comecei a ter uma ideia de que aquilo poderia ser uma nova carreira. Fui estudar, abri uma empresa e já na faculdade comecei a fazer eventos. Não parei mais", explica.

No meio da transição de carreiras, Larissa chegou a participar de um filme de terror de baixo orçamento, chamado Condado Macabro. Ela não descarta a possibilidade de voltar a atuar, mas acha muito improvável que retorne à TV.

"Ser atriz não foi uma porta que eu fechei. Talvez eu não volte para a TV porque ela exige uma dedicação muito grande, e eu não tenho como levar isso junto com a área em que eu estou trabalhando. Mas fazer um filme, uma peça, uma coisa que tenha um prazo menor, talvez ainda faça. Gosto de atuar, mas hoje a cozinha me sacia mais", afirma.

Longe da TV, os sonhos da ex-atriz mirim estão focados nos bastidores de uma cozinha profissional. Além de crescer na área de buffet, ela também planeja ter um restaurante rústico no futuro.

“Gostaria de ter um restaurante com um conceito meio “farm to table' (em tradução literal, da fazenda para a mesa), que fora do Brasil é muito forte. Talvez abrir no interior de São Paulo [um lugar] em que as pessoas possam se hospedar e comer no restaurante, fazer uma cozinha bacana, consciente, sustentável. Tenho esse sonho", revela.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.