Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Totalmente Demais

'Me incomodo com fofocas', diz Marina Ruy Barbosa, estrela de próxima novela

Renato Rocha Miranda/TV Globo

A atriz Marina Ruy Barbosa posa para foto como Eliza, protagonista da nova novela das sete - Renato Rocha Miranda/TV Globo

A atriz Marina Ruy Barbosa posa para foto como Eliza, protagonista da nova novela das sete

MIGUEL ARCANJO PRADO

Publicado em 7/11/2015 - 6h57

Aos 20 anos, a ruiva Marina Ruy Barbosa é um dos rostos mais disputados da televisão na atualidade. Ela é a protagonista da próxima novela das sete da Globo, Totalmente Demais, que estreia na próxima segunda (9). Na trama, viverá Eliza, uma espécie de Cinderela moderna. A personagem, uma garota pobre que vai morar nas ruas, é descoberta no concurso de beleza Garota Totalmente Demais e tem sua vida transformada.

Nesta entrevista exclusiva ao Notícias da TV, a atriz fala sobre sua personagem e o desafio de protagonizar um folhetim, conta como conseguiu manter o sucesso desde a infância, coisa rara entre artistas mirins, e ainda responde como lida com as fofocas que envolvem seu nome. "Tento ao máximo preservar minha vida pessoal e manter uma relação saudável com a imprensa. Mas como qualquer outra pessoa, me incomodo com as fofocas e tento relevá-las", diz. 

Notícias da TV - Muitas atrizes famosas quando crianças não conseguem se dar bem na carreira após ficarem adultas. Você é uma exceção. Por que acha que conseguiu o sucesso?

Marina Ruy Barbosa - Como em todas as profissões, os atores têm vocação para serem o que são. Quando somos crianças, não entendemos exatamente o tamanho disso tudo e é tudo mais na brincadeira. Eu sempre soube que queria ser atriz. Meu primeiro papel foi aos 9 anos e eu nunca parei de estudar. Corri e ainda corro muito atrás do meu sonho, ainda tenho muito a aprender e isso é a melhor coisa que existe. Temos sempre que nos renovar,  criar, ler, estudar, refletir. Busco ser muito dedicada e focada em tudo na minha vida, não seria diferente na minha profissão. 

Você acha que está no auge da sua carreira? Por quê?

Como falei, comecei aos 9 anos e hoje tenho 20. Sou muito nova ainda para estar no auge. Mas não fico pensando no futuro, como será daqui cinco ou dez anos. Estou focada no agora e muito feliz de estar onde estou. De chegar onde cheguei. Batalhei muito por isso e por isso me considero merecedora de tudo o que estou colhendo. Tive a sorte também de fazer personagens incríveis, contracenar desde criança com grandes nomes da dramaturgia, ser dirigida por muitos diretores que admiro e tenho respeito. Mas ainda tenho muito a aprender e quero sempre mais desafios.

Quem é sua personagem em Totalmente Demais e quais são as suas principais características?

A Eliza nasceu em Campo Claro, cidade fictícia do interior do Rio de Janeiro. Ela não conheceu o pai, e sua mãe, a Gilda (Leona Cavalli), diz que ele era um caminhoneiro que foi embora nas estradas. O sonho dela é conhecer esse pai e tirar a família da situação difícil em que vivem. A mãe se casou com o Dino (Paulo Rocha) e teve mais dois filhos. Quando a Eliza era criança, se dava bem com Dino, mas depois que cresceu começou a bater muito de frente com o padrasto.

Ela ajuda a mãe no bar de beira de estrada de Dino e, por defesa, é muito desbocada e agressiva ao responder às cantadas dos fregueses. Depois de um desentendimento com o padrasto, ela foge de casa e vai parar no centro do Rio de Janeiro. Lá ela vai para uma pensão e é roubada. Não tem opção e começa a dormir nas ruas. O Jacaré [Sergio Malheiros] e os comparsas, que vivem no local, ameaçam a Eliza, e quem a ajuda é Jonatas [Felipe Simas]. De início, ela não dá atenção, acha que pode se virar sozinha, mas depois cede. Ele a ensina a vender flores nos bares e restaurantes, e eles viram sócios. O Jonatas se apaixona pela Eliza, mas a princípio ela não quer nada com ninguém. Com o passar do tempo, ela também vai sentindo algo por ele.

Mas a vida dela vai mudar?

O Arthur [Fábio Assunção] surge na vida dela e faz uma reviravolta. Aposta que ela pode ganhar o concurso [Garota Totalmente Demais] e insiste muito para ela topar participar. Ela precisa da grana, enxerga uma oportunidade de ajudar a família, tirá-los de Campo Claro, e topa. Com o tempo se afasta de Jonatas e fica cada vez mais próxima de Arthur. Ela o admira muito e ele passa a se encantar por Eliza, que ele está lapidando e moldando. 

Como você recebeu o papel? Fez teste ou foi convidada?

Luiz Henrique Rios, o diretor-geral da novela, me dirigiu na minha primeira novela. Ele me convidou para o papel e eu aceitei sem pensar duas vezes. A Eliza é uma grande presente e eu me sinto muito honrada em poder interpretá-la. Confio demais no trabalho do Luiz, da Rosane [Svartman] e do Paulo [Halm, autores da novela].

Sua personagem vai ser sabotada por uma jornalista na trama. Na vida real você também é perseguida por alguma jornalista? Como lida com isso?

Na verdade, a Carolina [Juliana Paes] começará a implicar com a Eliza porque percebe que Arthur passa a ter olhos só pela menina. Ainda não sabemos como serão os embates das duas. Não me sinto perseguida por ninguém. Entendo que meu trabalho me torna uma pessoa pública e faz parte ter paparazzi, jornalistas perguntando. Tento ao máximo preservar minha vida pessoal e manter uma relação saudável com a imprensa. Mas como qualquer outra pessoa, me incomodo com as fofocas e tento relevá-las.

TATA BARRETO/TV GLOBO

Marina Ruy Barbosa em Totalmente Demais; ela será uma Cinderela moderna no folhetim

Como foi esse papel de desconstrução da beleza para fazer a primeira fase de sua personagem?

Fizemos preparação com Eduardo Milewicz e Rossella Terranova. Nessas aulas, nos esvaziamos e começamos a criar os personagens, encontrar o tom deles, criar a intimidade com os núcleos e parceiros de cena. Foi então que descobri a voz da Eliza, o jeito dela de andar, sentar e reagir. E também teve o processo de caracterização e prova de figurino, que ajudam a compor essa construção interna da personagem. Eu estou amando.

Como você está sendo recebida pelo Fábio Assunção e pela Juliana Paes? Já tinha uma boa relação com eles antes?

Ainda não conhecia o Fábio pessoalmente e já adorava a Ju. Ela tem uma energia incrível... E o Fábio me passa muita confiança, é um parceiro muito divertido. Ele é muito focado, batemos texto, trocamos sobre as cenas. Eles são muito queridos.

E com o Felipe Simas? Como é a relação entre vocês?

O Felipe é um excelente ator. Eu já admirava o trabalho dele em Malhação e ele vai além das expectativas. As cenas da Eliza com o Jonatas são muito mágicas. Somos muito parceiros.

Os cabelos ruivos são um de seus trunfos... Você é uma versão feminina de Sansão?

Eu sou atriz, meu cabelo ruivo faz parte de mim, mas se for preciso para fortalecer a personagem, eles podem ser loiros, castanhos, curtos ou no pé.

Você descende do grande intelectual 
RuyBarbosa. O que acha que tem dele em você?

Acredito que a determinação e o foco seja uma marca da minha família.

Você gosta de ler? O quê? E de ir ao teatro? Vai com qual frequência?

Sim, gosto muito de ler. Além de me transportar para outros universos com os livros, também é muito importante manter o hábito. Eu gosto mais de suspense. Sou apaixonada por teatro, sempre que tenho tempo, vou assistir a uma peça. Quero muito subir aos palcos em breve.

Se fosse pra você definir qual é a cara da novela Totalmente Demais, o que você diria?

É um conto de fadas moderno, que conta histórias de transformação e superação do ser humano. A capacidade de alcançar os objetivos, os caminhos que se segue para chegar lá e tudo que se aprende. Tem pessoas, como a Eliza, que sabem o que querem. Mas tem outros, como o Arthur, que não sabem, e precisam de uma transformação para tornarem-se pessoas melhores. São personagens humanizados, que erram e acertam, comemoram as vitórias e correm atrás dos erros. 

A trama se ambienta no mundo da moda. Você o acha cruel? Por quê?

Acredito que qualquer ambiente profissional pode ser maravilhoso ou cruel. Tudo que é exagerado, que é demais, é ruim. Tudo tem um limite. Se você faz o que ama, o que deseja pra sua vida, está no caminho certo.

Você costuma ser capa de revistas femininas e também ir a desfiles de moda. Como é agora viver uma personagem mergulhada neste mundo? Onde está buscando referências?

Primeiro fui buscar referências nas ruas e nas famílias que vivem na beira das estradas. Foi um aprendizado incrível e que me trouxe muitos elementos para compor a Eliza. Quando ela estiver passando pelo processo de transformação, entrando no universo da moda e das publicações de moda, vou doar muito do meu conhecimento para ela, mas também vou conversar com pessoas que tenham histórias parecidas com a dela. Acho importante ter essa troca. Vivo esse universo, mas minha trajetória foi completamente diferente da de Eliza.

Você está namorando? Com quem?

Estou em um relacionamento sério com Totalmente Demais, ok? [risos]


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.