ATUALIZAÇÃO
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Preta Gil: um ano após descobrir câncer, cantora volta a fazer cirurgia para tratar doença
Preta Gil passou por uma cirurgia de 21 horas para a retirada de tumores, de acordo com a assessoria da artista. A cantora foi encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde permanecerá em observação pelos próximos dias. O boletim médico do Hospital Sírio-Libanês divulgado neste sábado (21) informou que ela está estável.
A equipe de Preta divulgou o documento nas redes sociais da artista. "A paciente Preta Maria Gadelha Gil Moreira (Preta Gil) foi submetida a uma cirurgia, na última quinta-feira, dia 19 de dezembro. No momento, encontra-se em estado estável e deverá permanecer internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pelos próximos dias, conforme planejado", diz o texto.
"A paciente está sendo acompanhada pelas equipes médicas lideradas pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, Dra. Roberta Saretta, Dra. Fernanda Caparelli e Dr. Frederico Teixeira", informa o boletim.
O procedimento começou às 6h da manhã de quinta (19) e terminou apenas na madrugada dea sexta (20). Francisco Gil, filho de Preta Gil, afirmou ontem que a cantora estava dormindo e logo retornaria com novas informações.
"Tudo em paz aqui! A cirurgia da minha mãe terminou, e tá tudo bem com ela. Obrigado por toda energia positiva. Ela é uma guerreira e passou por mais essa. Seguimos fortes! Muito amor, axé", escreveu ele nos Stories do Instagram.
Em agosto, Preta Gil informou aos fãs que seu câncer havia retornado em quatro lugares diferentes --dois linfonodos, uma metástase no peritônio [membrana que envolve órgãos internos no abdômen, como intestinos, estômago e fígado] e um nódulo na ureter. Ela descobriu o primeiro tumor em janeiro de 2023.
"Eu tive um câncer no intestino que eu tratei, me curei dele, fui liberada pelos médicos completamente para seguir uma vida perto da normalidade", disse ela, referindo-se ao período que é chamado de remissão. Nesse período, o paciente oncológico precisa fazer uma série de exmaes para assegurar que o câncer não retornará.
Não só no meu caso como no caso de 40% das pessoas que têm um câncer primário e foi o que aconteceu comigo: o meu câncer voltou em quatro lugares diferentes: eu tenho dois linfonodos, eu tenho uma metástase que fica no peritônio e um nódulo na ureter.
"Ou seja, minha rotina de tratamento oncológico voltou para que a gente possa curar esses quatro focos que eu citei do câncer. Espero que vocês continuem rezando por mim", concluiu Preta Gil.
Preta Gil foi diagnosticada com câncer no intestino, também chamado de colorretal, em janeiro de 2023. A cantora fez um diário de todos os ciclos pelos quais passou ao longo de oito meses de tratamento. Ela relatou dores, cansaço, e fraqueza --sintomas típicos de pacientes que recebem a quimioterapia.
Além do câncer no intestino, os novos exames de rotina de Preta Gil detectaram que o câncer se espalhou por outras partes de seu corpo:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.