Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LUTO

Dumbledore na franquia Harry Potter, ator Michael Gambon morre aos 82 anos

DIVULGAÇÃO/WARNER BROS. PICTURES

Michael Gambon caracterizado como Dumbledore

Michael Gambon caracterizado como Dumbledore; ator morreu nesta quinta-feira (28) aos 82 anos

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 28/9/2023 - 9h51

Conhecido pelo papel de Alvo Dumbledore na franquia Harry Potter, Michael Gambon morreu nesta quinta-feira (28), aos 82 anos, em decorrência de pneumonia. O ator "morreu pacificamente no hospital", segundo comunicado. A informação foi confirmada pela família por meio da agente de relações públicas Clair Dobbs.

"Estamos arrasados ​​em anunciar a perda de Sir Michael Gambon. Amado marido e pai, Michael morreu pacificamente no hospital com sua esposa Anne e seu filho Fergus ao lado de sua cama, após um ataque de pneumonia", afirma a nota.

John Michael Gambon nasceu em outubro de 1940, em Dublin, na Irlanda. Aos cinco anos, ele emigrou para o Reino Unido, onde passou o resto de sua vida. A carreira de ator começou nos palcos, nos anos 1960, depois de se integrar ao Teatro Nacional de seu país.

Foi em 1980, porém, que a carreira deslanchou de vez. O ator foi reconhecido por seu papel como John Dexter na peça Galileo, o que fez com que ele fosse conhecido como um grande talento do teatro no Reino Unido.

Na TV e no cinema, alguns de seus papéis mais admirados são o líder psicótico da máfia em O Cozinheiro, O Ladrão, Sua Mulher e o Amante (1989), e o rei George V, em O Discurso do Rei (2010).

Em 2002, ele foi chamado para substituir Richard Harris (1930-2002) como Dumbledore na franquia de filmes Harry Potter, após a morte do ator logo nos dois primeiros filmes.

A atuação de Gambon, porém, conquistou milhões de fãs da saga criada por J. K. Rowling. Ele interpretou o diretor de Hogwarts em seis filmes da saga, até o capítulo derradeiro da história dos bruxos.

O artista foi condecorado com quatro prêmios BAFTA e dois SAG. Por conta de suas atuações notáveis, Gambon recebeu da rainha Elizabeth 2ª (1926-2022) o título de Sir.

Na vida pessoal, o ator era bastante reservado. Casou-se aos 22 anos com Anne Miller, com quem manteve um relacionamento durante quase seis décadas. Os dois tiveram apenas um filho, Fergus Gambon.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.