LUTO
DIVULGAÇÃO/WARNER BROS. PICTURES
Michael Gambon caracterizado como Dumbledore; ator morreu nesta quinta-feira (28) aos 82 anos
Conhecido pelo papel de Alvo Dumbledore na franquia Harry Potter, Michael Gambon morreu nesta quinta-feira (28), aos 82 anos, em decorrência de pneumonia. O ator "morreu pacificamente no hospital", segundo comunicado. A informação foi confirmada pela família por meio da agente de relações públicas Clair Dobbs.
"Estamos arrasados em anunciar a perda de Sir Michael Gambon. Amado marido e pai, Michael morreu pacificamente no hospital com sua esposa Anne e seu filho Fergus ao lado de sua cama, após um ataque de pneumonia", afirma a nota.
John Michael Gambon nasceu em outubro de 1940, em Dublin, na Irlanda. Aos cinco anos, ele emigrou para o Reino Unido, onde passou o resto de sua vida. A carreira de ator começou nos palcos, nos anos 1960, depois de se integrar ao Teatro Nacional de seu país.
Foi em 1980, porém, que a carreira deslanchou de vez. O ator foi reconhecido por seu papel como John Dexter na peça Galileo, o que fez com que ele fosse conhecido como um grande talento do teatro no Reino Unido.
Na TV e no cinema, alguns de seus papéis mais admirados são o líder psicótico da máfia em O Cozinheiro, O Ladrão, Sua Mulher e o Amante (1989), e o rei George V, em O Discurso do Rei (2010).
Em 2002, ele foi chamado para substituir Richard Harris (1930-2002) como Dumbledore na franquia de filmes Harry Potter, após a morte do ator logo nos dois primeiros filmes.
A atuação de Gambon, porém, conquistou milhões de fãs da saga criada por J. K. Rowling. Ele interpretou o diretor de Hogwarts em seis filmes da saga, até o capítulo derradeiro da história dos bruxos.
O artista foi condecorado com quatro prêmios BAFTA e dois SAG. Por conta de suas atuações notáveis, Gambon recebeu da rainha Elizabeth 2ª (1926-2022) o título de Sir.
Na vida pessoal, o ator era bastante reservado. Casou-se aos 22 anos com Anne Miller, com quem manteve um relacionamento durante quase seis décadas. Os dois tiveram apenas um filho, Fergus Gambon.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.