POR SER JAPONESA
REPRODUÇÃO/YOUTUBE
Danni Suzuki em entrevista ao podcast Tá Benito: atriz acusa a Globo de racismo nos anos 1990
Revelada na série Sandy & Junior (1999 -2002) ao viver a moleca Yoko, Danni Suzuki afirmou que sofreu racismo nos bastidores do programa que fez sucesso na Globo. A atriz e apresentadora contou que recebia apenas R$ 1.500, valor muito menor do que os seus colegas de elenco.
"Em Sandy & Junior, o meu salário era menor do que todo mundo do elenco porque eu era japonesa. E eles não tinham o menor problema de falar isso pra mim", relatou ela em entrevista ao podcast Tá Benito, da jornalista Isabele Benito.
Aos 46 anos, Danni afirmou ainda que isso era tratado com normalidade dentro da Globo e que todos sabiam que ela tinha um cachê diferente dos demais atores. "Mas na época não tinha essa história: 'isso é racismo'", destacou a atriz.
"Hoje, você enxerga que houve? [racismo]", perguntou Isabele. A artista concordou: "Tanto que até hoje as mulheres ganham menos. Agora que isso está mudando. Além de eu ser mulher, eu era japonesa... Hoje eu sei que isso era uma questão [de racismo]. Na época, imagina! Isso era absolutamente normal. Então, qual era meu trabalho? Cavar novos trabalhos que não fossem para japonesa".
Logo após o fim da série protagonizada pelos filhos de Xororó, Danni foi escalada para fazer Malhação (1995-2020), novela na qual ficou um ano e meio interpretando a divertida Miyuki.
A personagem fez tanto sucesso que ganhou boneca e acessórios personalizados como gorro, meia, caderno, fichário e até cartão de telefone.
"Toda vez que eu ia negociar salário, eles falavam assim: 'Danni, não sabemos quando você vai trabalhar de novo, o seu perfil não é um perfil escalado'. Mas eu nunca tive nem férias, né?", contou a atriz.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer nas novelas.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.