Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Criminosos usam imagem de padre Marcelo Rossi para pedir dinheiro: 'Golpe'

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Foto de padre Marcelo Rossi

Padre Marcelo Rossi durante o The Noite, do SBT; o sacerdote denunciou tentativa de golpe

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 31/12/2024 - 12h50

Padre Marcelo Rossi teve sua imagem utilizada por criminosos por meio de criação da inteligência artificial. O rosto do sacerdote apareceu em publicações de uma falsa ONG, na tentativa de arrecadar dinheiro de internautas. "Não caiam no golpe", avisou ele nesta terça (31).  

Por meio de post em seu perfil no Instagram, o padre denunciou a ação e pediu que seus seguidores tenham cuidado. "Amados, muito cuidado com fake! Pessoas [estão] usando minha imagem com IA [inteligência artificial]. Misericórdia!!! Alertem as pessoas!!! Isso é fake para pedir dinheiro. Não caiam no golpe", escreveu ele. 

Nos comentários da publicação, internautas se revoltaram com a ação dos criminosos em usarem a imagem do religioso para tirar dinheiro de pessoas inocentes. 

"Muito triste ver pessoas fazendo isso com a tecnologia que deveria ser usada somente para o bem! Estamos contigo", comentou um usuário identificado como Lucas Sampaio. "Quase fiz o pix. Deus é maior, eu repensei e não fiz", admitiu Rosa Rocha. 

"Até imagem de padre estão usando! Misericórdia", reagiu Renata Ivanice. "O mundo está perdido mesmo, não respeitam nem o padre", reclamou a usuária Vera Lucia Teixeira. 

Além de padre Marcelo Rossi, outros famosos já foram vítimas do mesmo tipo de crime. Recentemente, a jornalista Sandra Annenberg apareceu revoltada nas redes sociais para denunciar um golpe explorando sua imagem e credibilidade.

"Estou sendo vítima de uso indevido da minha imagem nas redes sociais. Adulteraram um post que fiz para o Globo Repórter e, com mau uso da inteligência artificial, colocaram outro texto com uma voz que lembra muito a minha", relatou.

"Estão usando a minha credibilidade, construída ao longo de mais de três décadas de telejornalismo, para aplicar golpes. Eu estou me sentindo ultrajada", lamentou ela. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.