Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

INVESTIGAÇÃO

Conselho de Enfermagem vai apurar vazamento do caso de Klara Castanho

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Klara Castanho em foto compartilhada nas redes sociais

Conselho de Enfermagem confirma que vai apurar vazamento de informações sobre Klara Castanho

IGRAÍNNE MARQUES

Publicado em 26/6/2022 - 19h06

O Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo) emitiu uma nota confirmando que vai apurar o vazamento de informações sobre Klara Castanho no hospital em que o parto aconteceu. Em um longo texto, o órgão afirma que envolverá o conselho de ética e que haverá investigação. "Procedimentos necessários", definiu o informe. 

"O Coren-SP, assim como a sociedade brasileira, tomou ciência neste final de semana da situação exposta pela atriz, que menciona, em uma carta aberta, ter sido alvo de ameaça de uma enfermeira", começa a publicação, acrescentando que o fato foi confirmado por um colunista da imprensa. Não há menção ao nome de Leo Dias ou Klara Castanho em nenhum momento, embora sejam citados o bebê fruto de um estupro no caso e a doação da criança.

"Compete ao Coren-SP apurar as situações em que haja infração ética praticada por profissional de enfermagem e adotar as medidas previstas no Código de Processo Ético dos Conselhos de Enfermagem (Resolução Cofen nº 370/2010). Nesse sentido, o conselho seguirá os ritos e adotará os procedimentos necessários para a devida investigação, como ocorre em toda denúncia sobre o exercício profissional", informou.

"Assim, o Coren-SP ressalta a cautela necessária sejam tomadas as medidas corretas para a apuração dos fatos. O conselho manifesta sua solidariedade à atriz e reafirma seu compromisso cotidiano com a ética profissional da enfermagem e com a segurança da assistência prestada pela categoria", destacou o órgão.

"Tão logo venha a dispor das informações necessárias para a investigação, o Coren-SP reforça que todos os procedimentos para apuração serão devidamente realizados", dizia o comunicado.

Leia a nota na íntegra abaixo:

Pouco depois, internautas começaram a reagir à publicação, afirmando que o órgão não estava fazendo mais que a obrigação. "É o mínimo que se espera. Atitudes reais precisam ser tomadas, a pessoa fragilizada, tantas outras chegam e ficam à mercê desses profissionais que não cumprem seus deveres com ética e respeito", opinou a seguidora Charlyne Lira. 

"Por favor façam o possível para descobrir qual a 'profissional' está envolvida nesse crime, que ela responda judicialmente", pediu Marlene, outra internauta.

Vale lembrar que o marido da enfermeira, que não teve o nome divulgado, chegou a procurar por emissoras de TV para tentar vender as informações sobre Klara Castanho. Diante da negativa de jornalistas, que explicaram que a imprensa não costuma comprar informações, o homem teria se irritado.

Entenda o caso

No último dia 22, o colunista Léo Dias, do portal Metrópoles, afirmou em entrevista a Danilo Gentili no The Noite, no SBT, que havia se deparado com um caso complexo no mês de maio. O repórter chegou a dizer que não daria detalhes sobre o caso, mas soltou que se tratava de uma atriz global e que a situação era considerada grave a seu ver. "O karma vai chegar", afirmou Dias na ocasião, dando a entender que Klara teria feito algo errado. 

Apesar de não ter tido o nome mencionado pelo jornalista, a atriz passou a ser associada ao caso quando Antonia Fontenelle, outra apresentadora, levantou mais detalhes do "enigma" de Dias em uma live. A candidata a deputada afirmou que a atriz em questão tinha 21 anos e que teria "descartado" a criança. 

A insistência da público levou Klara a publicar uma longa carta aberta, desabafando sobre o sofrimento causado não apenas pela exposição, mas pela violência que vinha sofrendo desde que foi estuprada.

A atriz afirmou que chegou a ser ameaçada por profissionais do hospital em que realizou o parto, recebeu ligações de jornalistas quando ainda estava sob efeito da anestesia. Veja o relato completo de Klara abaixo:


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube para conferir nossos boletins diários, entrevistas e vídeos ao vivo sobre reality show:

TUDO SOBRE

Klara Castanho


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.