Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

TRATAMENTO

Com bolsa de ileostomia, Preta Gil expõe próxima etapa de luta contra câncer

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Preta Gil em vídeo publicado no Instagram

Preta Gil explicou sua rotina com a bolsa de ileostomia; cantora passará por nova cirurgia

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 4/10/2023 - 20h16

Preta Gil compartilhou detalhes de sua rotina com a bolsa de ileostomia. A artista de 49 anos usa o equipamento desde agosto, quando realizou uma cirurgia de retirada de um tumor no intestino. A cantora explicou que, para a próxima etapa do tratamento, passará por um procedimento de reconstrução do trato intestinal.

Nesta quarta (4), a filha de Gilberto Gil usou seu perfil no Instagram para responder a dúvidas de seguidores sobre a bolsa. A artista reconheceu que o processo de adaptação possui dificuldades. Porém, ela espera fortalecer o movimento de desconstrução de preconceitos contra pessoas estomizadas.

A musicista espera que a próxima etapa do tratamento seja realizada em um mês e meio. Uma nova intervenção será feita para retirar a bolsa e reconstruir seu trato intestinal. "Essa cirurgia é mais simples, mas minha recuperação no pós também é delicada e requer muita dedicação", explicou.

Na minha primeira cirurgia foi retirado meu reto, meu tumor era no reto. Não tenho mais o reto, então as fezes saem do intestino direto pro esfíncter. Isso requer fisioterapia, uma dedicação minha, dos médicos, enfermeiros, técnicos, para que eu possa ter esse controle o mais rápido possível. Tanto de expulsar quanto de segurar as fezes.

A cantora destacou que se sente grata pela bolsa de ileostomia. Apesar da dificuldade inicial para se acostumar, ela ressaltou que o procedimento salva vidas e que tem sido essencial para sua cicatrização.

Desde que passou pela operação, a artista teve que se adaptar a uma nova rotina de alimentação. Preta foi aconselhada a evitar alimentos que soltem bastante o intestino --como gorduras, frituras e lactose. "Eu posso comer de tudo, mas a gente tem que ter bom senso", explicou.

"Isso não é muito bom, que as fezes fiquem muito líquidas. O bom é que ela fique mais pra pastosa, mas não endurecida", continuou. Preta é responsável por limpar a própria bolsa. Portanto, ela busca pelo equilíbrio alimentar e reporta o funcionamento de seu intestino aos médicos.

A cantora descreveu os primeiros dias com a bolsa como "uma relação um pouco estranha". No hospital, médicos e enfermeiros estavam disponíveis para limpá-la. Contudo, nos últimos dias de internação, Preta buscou compreender os cuidados essenciais com o equipamento. "Eu teria que ter alguma autonomia em casa", disse.

"Essa semana passada eu fui a um restaurante e me senti a vontade. Quando encheu, eu levei meu kit de esvaziamento, fui ao banheiro, usei, fiz o descarte, limpei e voltei. Tudo certo. Eu não sou médica, mas aprendi bastante nessa minha jornada", recordou.

Assista ao relato completo:


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com tudo sobre novelas, celebridades, reality show e televisão.

TUDO SOBRE

Preta Gil


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.