Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

AOS 72 ANOS

Causa da morte de Robbie Coltrane, o Hagrid de Harry Potter, é mantida em sigilo

REPRODUÇÃO/WARNER

Robbie Coltrano como Hagrid em Harry Potter

Robbie Coltrano como Hagrid em Harry Potter; ator morreu em hospital perto de casa, na Escócia

IGRAÍNNE MARQUES

Publicado em 14/10/2022 - 16h46

A causa da morte de Robbie Coltrano, conhecido por interpretar Rúbeo Hagrid em Harry Potter, é mantida em sigilo por família e amigos. O artista tinha 72 anos e, de acordo com informações de Belinda Wright, agente do ator, ele apresentava problemas de saúde "há algum tempo".

Segundo o portal Deadline, Coltrane viveu os últimos momentos de vida nesta sexta (14), em um hospital próximo de sua casa em Larbert, na Escócia. Ele tinha dois filhos, Spencer e Alice, e a mãe, Rhona Gemmell, e uma irmã, Annie Rae. Belinda afirmou, em conversa com a BBC, que a família agradece o Forth Valley Royal Hospital "por seu cuidado e diplomacia".

A agente continuou: "Para mim, pessoalmente, vou me lembrar dele como um cliente leal. Além de ser um ator maravilhoso, ele era inteligente, brilhantemente espirituoso. Depois de 40 anos, tenho orgulho de ser chamada de sua agente, sentirei falta dele", disse.

Belinda ainda acrescentou que Coltrane era dono de um talento único, e que seu papel como o guarda caça de Hogwarts "trouxe alegria para crianças e adultos em todo o mundo".

J.K. Rowling e atores lamentam

A autora da saga Harry Potter, J.K. Rowling, compartilhou uma homenagem ao ator assim que recebeu a notícia. No Twitter, a escritora afirmou que Coltrano tinha um senso de humor que fará falta. 

"Nunca vou conhecer alguém como Robbie. Ele era um talento incrível, e fui afortunada por conhecê-lo, trabalhar e gargalhar com ele. Envio todo meu amor e as mais profundas condolências para seus familiares, sobretudo aos seus filhos", escreveu. 

James Phelps, ator por trás de Fred Weasley, um dos gêmeos da história, também lamentou a perda: "Vou sentir falta das conversas aleatórias sobre todos os assuntos sob o sol. E eu nunca vou esquecer, em setembro de 2000, Robbie Coltrane veio até o meu ‘eu’ de 14 anos muito nervoso no meu primeiro dia no set de filmagem e disse 'aproveite, você vai ser ótimo'. Obrigado por isso", lembrou no Instagram. 

A intérprete da personagem Padma Patil, Afshan Azad-Kazi, disse estar sem chão com a notícia. "Absolutamente destruída. Nosso eterno Hagrid. Que honra te conhecer e estar no mesmo lugar que essa lenda. Descanse em paz", escreveu.

Carreira de sucessos

Embora tenha ficado conhecido pela nova geração como o intérprete de Hagrid, Coltrane também fez história em uma série de televisão. Ele dava vida ao psicólogo forense Dr. Edward "Fitz" Coltrane em Cracker (1993-1996). O papel rendeu três prêmios consecutivos de melhor ator no Bafta, a Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão. 

Coltrane também atuou em 007 como Valentin Dmitrovich Zukovsky. Esteve em 007 - O Mundo Não é o Bastante (1999) e 007 - Contra GoldenEye (1995). Esteve ainda em Mona Lisa (1986), Freiras em Fuga (1990) e Doze Homens e Outro Segredo (2004).

Em 2020, Coltrane voltou ao mundo mágico de Harry Potter, no qual esteve no elenco de todos os filmes, ao participar do documentário 20 Anos de Magia: De Volta a Hogwarts.

TUDO SOBRE

Harry Potter


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.