NELSON XAVIER
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
O ator Nelson Xavier em foto de divulgação da Globo; ele fez pedido especial antes de morrer
Nelson Xavier (1941-2017) foi um ator que fez papéis importantes no teatro, no cinema e em novelas da Globo. Ele morreu em 2017, vítima de uma doença pulmonar. Antes de partir, o ator fez um último pedido: no momento de sua morte, queria estar vestido com um terno que ganhou de Chico Xavier (1910-2002).
Xavier estreou na TV nos anos 1960, na novela Sangue e Areia (1967). Na década seguinte, dedicou-se totalmente ao cinema e ao teatro. Voltou a atuar na televisão em 1982 --ele interpretou Lampião na minissérie Lampião e Maria Bonita, da Globo.
Depois disso, não saiu mais da TV e atuou em produções como Hipertensão (1986), Pedra Sobre Pedra (1992), Renascer (1993), Senhora do Destino (2004), Belíssima (2005) e A Favorita (2008). O último trabalho dele numa novela foi em Babilônia (2015).
Nelson Xavier teve também um marco na carreira ao interpretar Chico Xavier no filme homônimo, de 2010, que contou a história do médium. O ator se envolveu muito com a história do personagem.
Em 2004, Xavier descobriu um câncer de próstata e passou por tratamento. Dez anos depois, anunciou que estava curado. Já em 2017, ele deu entrada num hospital em Uberlândia, Minas Gerais, e não resistiu a complicações de uma doença pulmonar (mais detalhes não foram divulgados pela família).
Antes de morrer, ele fez um pedido especial. "Ele falava que foi tocado quando fez o filme do Chico. Ontem, quando eu acompanhava a Via Negromonte [mulher do ator] nos momentos finais, ela falou assim: 'Eu preciso atender uma vontade dele. Ele quer ser vestido com um terno que ele ganhou do Chico', disse Clarissa Alves de Oliveira, médica de Nelson Xavier, em entrevista ao G1.
O pedido do ator foi cumprido. "Ele virou um planeta! Estrela ele já era. Fez tudo que quis, do jeito que quis e da sua melhor maneira possível sempre", escreveu a filha de Xavier, Tereza, em publicação no Facebook.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Por Onde Anda?
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.