Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

LUTO

Após lutar contra tumor, jornalista Léo Batista morre aos 92 anos

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Foto do rosto do jornalista Léo Batista

O jornalista Léo Batista em entrevista à Globo; profissional morreu na tarde deste domingo (19)

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 19/1/2025 - 16h01
Atualizado em 19/1/2025 - 17h19

O jornalista esportivo Léo Batista morreu aos 92 anos na tarde deste domingo (19). Ele estava internado no Hospital Rios D'Or, no bairro de Freguesia, na zona oeste do Rio de Janeiro, e lutava contra um tumor no pâncreas após se queixar de desidratação e dor abdominal.

A morte do profissional foi anunciada durante a programação da Globo, com direito à homenagem pelos mais de 50 anos de trabalho dele na emissora. "Uma notícia muito triste para todo Brasil, principalmente para nós. Uma carreira de sucesso, em que ele ajudou a construir a história da televisão brasileira", declarou Poliana Abritta.

O falecimento também foi confirmado ao Notícias da TV por meio de nota da instituição de saúde. "O Hospital Rios D'Or lamenta a morte do paciente João Batista Belinaco na tarde deste domingo (19) em decorrência de complicações de um câncer de pâncreas. O Hospital se solidariza com a família, amigos e fãs por essa irreparável perda."

O último boletim médico sobre o comunicador havia sido emitido no dia 17. "O paciente João Batista Belinaso deu entrada no Hospital Rios D’Or no dia 6 de janeiro, em decorrência de um quadro de desidratação e dor abdominal", informou.

"Após a realização de exames, foi diagnosticado um tumor no pâncreas. Ele está internado na Unidade de Terapia Intensiva, com o devido acompanhamento clínico para o atual estado de saúde", completou a equipe médica. 

Antes de as informações serem divulgadas, muito se especulou sobre a condição do profissional. Boatos apontavam para um diagnóstico de trombose --quando um coágulo se forma em um vaso sanguíneo, bloqueando o fluxo. A trombose pode afetar veias ou artérias.

Quem foi Léo Batista?

Léo Batista, um dos nomes mais icônicos do Jornalismo esportivo brasileiro, foi pioneiro na televisão. Ele iniciou sua carreira na década de 1950, trabalhando como locutor em rádios como a Tupi e a Nacional.

Em 1970, entrou para a Rede Globo, onde se tornou um dos primeiros apresentadores do Globo Esporte, programa que ajudou a transformar a cobertura esportiva no Brasil. Além disso, Batista participou da apresentação de outros programas marcantes da emissora, como o Esporte Espetacular.

Com mais de 50 anos de Globo, Léo Batista foi testemunha e narrador de momentos históricos do esporte brasileiro e mundial. Ele cobriu Copas do Mundo, Jogos Olímpicos e outros eventos marcantes. Sua voz inconfundível e sua postura profissional fizeram dele um dos jornalistas esportivos mais respeitados do país.

Em 2024, o comunicador ganhou uma homenagem do Sportv, que produziu a série documental Léo Batista, a Voz Marcante --a produção está disponível no Globoplay-- e conta com relatos de amigos e companheiros de trabalho do profissional. A vida pessoal de Batista também é abordada no projeto. 

A última aparição de Batista na Globo aconteceu no dia 26 de dezembro de 2024, durante o Globo Esporte, em uma reportagem sobre a relação do beisebol com os Jogos Olímpicos. 

TUDO SOBRE

Globo


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.