Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DEPOIMENTO

Ana Beatriz Nogueira revela que sofre de esclerose múltipla: 'Achei que era o fim'

João Miguel Júnior/TV Globo

A atriz Ana Beatriz Nogueira revelou que sofre de esclerose múltipla há nove anos - João Miguel Júnior/TV Globo

A atriz Ana Beatriz Nogueira revelou que sofre de esclerose múltipla há nove anos

REDAÇÃO

Publicado em 4/2/2018 - 8h17

Ana Beatriz Nogueira revelou neste domingo (4) que desde 2009 sofre de esclerose múltipla, doença autoimune que pode afetar os nervos, a sensibilidade do corpo e a coordenação motora. A atriz de 50 anos teve surtos enquanto gravava Caminho das Índias (2009) e contou que foi muito difícil receber o diagnóstico: "Achei que era o fim".

No ar atualmente na reprise de Celebridade (2003) no Vale a Pena Ver de Novo, Ana Beatriz começou a ter sintomas da doença em casa, quando sentiu sua visão se duplicar e não conseguia ler as legendas de um filme, durante a madrugada. Na festa de lançamento de Caminho das Índias, ela precisou de ajuda para se deslocar.

De acordo com entrevista ao jornal O Globo, a atriz pediu a ajuda para Tony Ramos e a mulher dele, Lidiane, para subir as escadas. Também foi amparada por Silvia Buarque, que a levou até um canto do salão.

Semanas depois, com a novela no ar, Ana Beatriz teve outro surto com problemas de visão. Ela precisava atravessar o estúdio para contracenar com Vera Fischer, mas tinha dificuldade. "Eu estava vendo duplo e embaçado. Pedi ao Antonio Calloni para me dizer de que lado estava a Vera: Eu via duas Veras. Ele sinalizou, tirei uma reta e fui", contou.

A atriz, então, procurou médicos e fez vários exames. Um deles chegou a dar positivo para esclerose, mas os profissionais ainda acharam que os resultados eram inconclusivos. Só em novembro de 2009, após mais um surto em que não enxergava direito, Ana Beatriz teve o diagnóstico correto.

"Achei que era o fim. Como atriz, meu corpo é meu instrumento de trabalho, meu tudo, dependo da minha visão, da audição, das funções cognitivas. O trabalho é minha festa, minha fonte de renda, minha alegria, minha beleza. Partimos para o tratamento. Fiquei dois meses de cama, me senti debilitada. Sabe quando 'somem os tapetes vermelhos', que são aqueles sonhos bonitos que você tem quando está quase adormecendo? Foi assim que aconteceu", declarou à jornalista Patricia Kogut.

A médica, no entanto, disse que a doença estava na forma branda e que a atriz tinha um bom prognóstico de vida. Com ajuda dos amigos que lhe dão injeções para evitar surtos, como Malu Mader e Patricia Pillar, Ana Beatriz mantém a doença sob controle.

Além de se preparar para uma participação na nova temporada de Malhação e para um papel na próxima novela de Aguinaldo Silva, a atriz também quer lançar um site para trocar experiências sobre esclerose múltipla.

"O segredo é pesado. A gente vai digerindo, entendendo e resolvendo os fantasminhas. Minha decisão de falar foi motivada por amigos, por terapia e pelo desejo de tornar essa estrada mais fácil para quem tiver que passar por ela. Não estou doente, tenho uma doença. Gosto de ver a esclerose múltipla como uma característica", afirmou.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.