Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

10ª BERLINDA

Regra de Boninho eliminou Aline do BBB 25 e deu vitória para Maike em paredão

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Maike Cruz chora em dia de eliminação do BBB 25

Maike Cruz no BBB: paulistano disputou o paredão contra Aline Patriarca e Diego Hypolito

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 26/3/2025 - 8h30

Além de ter sido o paredão com mais votos da temporada, a décima berlinda do BBB 25 teve uma disputa acirrada entre Maike Cruz e Aline Patriarca. Uma regra criada pelo ex-diretor do reality, J. B. Oliveira, o Boninho, colocou a policial militar para fora do programa: os votos únicos e da torcida. Apesar de a sister ter vencido na categoria por CPF, o paulistano foi quem levou a melhor no método "tradicional".

O décimo paredão do BBB 25 teve mais de 200 milhões de votos --o recorde da temporada até então. Aline recebeu 45,10% dos votos únicos para sair, que valida um por CPF, enquanto o brother obteve 53,32%. O representante comercial estaria eliminado se apenas essa modalidade fosse válida, mas a reviravolta aconteceu na outra votação.

Diferentemente do voto único por CPF, o voto da torcida é aquele em que o público está acostumado: você vota quantas vezes quiser. É aí que entram os mutirões feitos pelas torcidas dos participantes. Na categoria da torcida, Aline teve 58,36% dos votos, e Maike Cruz recebeu 41,36%.

O "desempate" aconteceu na soma e divisão dos valores, que gerou a média usada pela Globo para determinar quem sai e quem fica do BBB 25. Na média final, a policial militar ficou com 51,73% dos votos para sair, e seu adversário, com 47,34%. Diego Hypolito, que também estava no paredão, representou uma porcentagem mínima de 0,93%.

Vitória Strada foi alvo do efeito contrário à regra de Boninho. A atriz acabou salva do paredão contra Gabriel Yoshimoto (eliminado) e Aline. Ela teve 50% dos votos da torcida, contra 45,24% de Yoshimoto. A disputa foi compensada pelo voto único, no qual ela teve apenas 35,76%, enquanto o modelo ficou com 52,38%.

Voto único e da torcida

Boninho foi o responsável por implementar o sistema atual de votação dos paredões, em que o público pode votar "pela torcida" ou dar um voto único ao fornecer seu CPF.

Os números da torcida e do voto único têm peso de 50% na decisão do paredão. A Globo soma as duas porcentagens e divide por dois, o que gera a média.

Quando criou o sistema, Boninho explicou que a intenção era dar mais segurança e confiabilidade ao público. O voto também quebrou em parte a decisão unânime pelos "mutirões", quando torcidas se unem para votar em massa em determinado participante.

Durante a história do reality, o programa já teve votos por telefone, através das ligações, e por SMS. Com o avanço da internet, a votação passou a ser on-line.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.