Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Novos hábitos

Ibope começa a medir audiência de programa gravado e na internet

Divulgação

O DIB 6, novo people meter do Ibope: aparelho identifica o conteúdo e quem o está assistindo - Divulgação

O DIB 6, novo people meter do Ibope: aparelho identifica o conteúdo e quem o está assistindo

DANIEL CASTRO

Publicado em 10/11/2013 - 9h31
Atualizado em 11/11/2013 - 6h00

A medição de audiência no Brasil promete mudar muito em 2014. Primeiro, porque o Ibope deverá ganhar um concorrente de peso, o instituto alemão GfK, que deve iniciar a coleta de dados, em caráter preliminar, já em janeiro.

Segundo, porque o próprio Ibope está investindo e ampliando os seus serviços. Depois de anunciar, na semana passada, os primeiros dados da medição de audiência em telefones celulares, o instituto se prepara para apresentar os resultados das medições de audiência de programas gravados pelo telespectador e de programas assistidos pela internet.

A próxima novidade do Ibope virá no "início de 2014", segundo Dora Câmara, diretora do Ibope Mídia. "Começaremos a entregar dados de Time Shifted Vewing (TSV), que significa programas previamente gravados pelo telespectador e assistidos após a veiculação original. Tudo isso hoje é possível graças ao novo meter [medidor] do Ibope Media, o DIB 6, que reconhece automaticamente os programas por meio de um sistema inteligente de fingerprints (impressões digitais únicas), que cria assinaturas de áudio do conteúdo assim que ele é exibido. Esse método inovador permite, em real time, a identificação do momento exato que os telespectadores assistiram conteúdos gravados", diz Dora por e-mail.

Nos Estados Unidos, o instituto Nielsen já agrega à audiência dos programas assistidos em tempo real a audiência obtida pelas mesmas atrações posteriormente, quando são vistas em gravadores de vídeo. Os resultados não são desprezíveis. No terceiro trimestre do ano passado, 12,8% da audiência dos programas vinham de DVRs (gravadores digitais de operadoras de TV por assinatura).

A segunda novidade do Ibope será apresentada em "meados de 2014". "A implantação do DIB 6 também passará por uma nova etapa e permitirá a entrega de métricas de conteúdos transmitidos via internet e acessados por outros dispositivos, como o consumo de dados de streaming em computadores e tablets", anuncia Dora Câmara.

O novo peoplemeter, o DIB 6, continuará existindo simultaneamente ao DIB 4. O DIB 6 será instalado em domicílios com televisores mais avançados (conectados à internet e a DVRs) e o DIB 4 será mantido nas casas com tecnologia defasada.

A medição de audiência de programas gravados pelo telespectador e vistos em computadores e tablets terá um forte impacto nos números do Ibope. Com a chegada do GfK, a medição de audiência depois de 2014 nunca mais será a mesma.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

TUDO SOBRE

TV aberta

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.