VEJA ÍNDICES
Rogério Pallatta/SBT
Sabadou, comandado por Virginia Fonseca, já perdeu 25% do público desde a estreia
Em meio à pior crise de audiência da sua história, o SBT até tentou se reerguer com o lançamento de uma nova grade em 11 de março. A reformulação, porém, teve o efeito contrário: em vez de atrair mais público, espantou os telespectadores fiéis da emissora de Silvio Santos.
Levantamento exclusivo do Notícias da TV aponta uma diminuição no tempo de permanência do público do SBT desde 2023, com a queda acentuada de março para abril deste ano, já com a programação imaginada por Daniela Beyruti, vice-presidente da emissora. Globo e Record cresceram no período.
Segundo dados da Kantar Ibope obtidos pela reportagem com fontes do mercado, entre janeiro e abril do ano passado, o telespectador médio do SBT na Grande São Paulo assistia à emissora durante duas horas e 12 minutos na faixa das 7h à meia-noite; nos mesmos meses deste ano, a média caiu nove minutos, para duas horas e três.
O tempo de permanência foi ainda menor se considerados apenas os dados de abril, com a nova grade já no ar: duas horas e um minuto, queda de seis minutos em relação aos índices do mês anterior.
Globo e Record fizeram o movimento contrário e fidelizaram mais seus telespectadores. A líder de audiência, que mantinha seu público diante da televisão durante três horas e 54 minutos entre janeiro e abril de 2023, agora prende os brasileiros no sofá por três horas e 56 minutos. Se considerado apenas os índices de abril, a média é de três horas e 58 minutos.
Já a emissora de Edir Macedo foi a maior beneficiada com a crise no SBT. No primeiro quadrimestre do ano passado, o tempo de permanência era de duas horas e 13 minutos (apenas um minuto a mais do que a rival). No mesmo período deste ano, saltou para duas horas e 30 minutos (27 minutos acima da TV de Silvio Santos).
A dor de cabeça não se restringe à Grande São Paulo. Nos índices nacionais, o cenário é similar: o SBT perdeu nove minutos de 2023 para 2024, enquanto Globo e Record cresceram cinco e seis minutos, respectivamente.
Em todo o Brasil, a emissora de Silvio Santos registrou um aumento discreto apenas na faixa da tarde, que considera a programação exibida do meio-dia às 18h. Entre janeiro e abril do ano passado, o SBT tinha média de uma hora e 12 minutos, e ganhou um minuto em 2024. A TV fechou abril deste ano com um tempo de permanência de uma hora e 17 minutos.
A situação do SBT pode ficar ainda pior depois de junho, quando Eliana Michaelichen deixará de comandar seu programa. O domingo tem sido responsável pelas poucas glórias da emissora, e é o único dia em que ela consegue tirar a vice-liderança da Record. A musa dos dedinhos é uma das grandes responsáveis por isso --ela nocauteia Rodrigo Faro semanalmente.
Com a saída da apresentadora, o SBT vai estender a duração do Domingo Legal e do Programa Silvio Santos. Os dominicais não fazem feio na audiência --e, por vezes, Celso Portiolli chega até a tirar a liderança da Globo--, mas o público pode reagir de maneira diferente quando os dois precisarem ocupar mais de 12 horas da programação. Não há carisma que sustente tanto tempo na frente das câmeras.
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