EXCLUSIVO!
Reprodução/Record
Reinaldo Gottino no Balanço Geral de quinta (6); com leveza e bom humor, programa virou ponto fora da curva
O mero boato de que o Vídeo Show (1983-2019) poderia voltar à grade da Globo, agora sob o comando de Eliana Michaelichen, já ressuscitou traumas de guerra na diretoria da emissora --a qual viu o programa de celebridades sofrer sucessivas derrotas para o Balanço Geral, da Record. O rumor foi prontamente negado, e por um ótimo motivo: a atração de Reinaldo Gottino atravessa excelente momento na audiência.
Um levantamento exclusivo do Notícias da TV aponta que o programa policial, que conseguiu se destacar de outros do gênero por apresentar o noticiário com leveza e sem sensacionalismo, fechou maio com sua maior média mensal desde janeiro de 2022.
A atração de Gottino marcou 7,2 pontos de média na Grande São Paulo, um desempenho que o Balanço Geral não via desde os 7,5 pontos registrados 28 meses antes. Até então, o melhor resultado nesse período tinha sido o de agosto do ano passado, quando registrara 6,8.
Os três décimos de diferença entre maio de 2024 e janeiro de 2022 são pouco se considerada a mudança de comportamento do público, que tem trocado cada vez mais a TV aberta pelo streaming ou pelo YouTube.
Isso pode ser percebido nas audiências das novelas da Globo, que penam para atingir as metas de público estipuladas em um passado recente, mas também é visto nos índices do próprio Balanço Geral: o share --ou seja, a porcentagem de televisores ligados no horário que sintonizaram a Record-- foi maior em maio (18,0%) do que há dois anos (17,6%).
E, apesar de o BG não ter mais um Vídeo Show nem um Se Joga (2019-2021) para humilhar diariamente com as fofocas do quadro A Hora da Venenosa, o programa ainda consegue algumas vitórias sobre a concorrente.
Em 9 de maio, por exemplo, Gottino superou o Globo Esporte durante toda a sua exibição, jogando a atração de Felipe Andreoli para uma rara vice-liderança. No dia anterior, já tinha vencido a concorrente durante os minutos em que bateu de frente com a Sessão da Tarde.
Mais do que isso, o Balanço tem conseguido manter uma ampla distância do SBT, principal concorrente da Record na audiência. Em maio, enquanto Gottino anotou 7,2 pontos de média, a emissora de Silvio Santos fechou com 2,6 no horário do confronto --está mais próxima da Band, que cravou 2,0 pontos.
O apresentador está tão associado ao formato que fica fácil esquecer até que ele passou oito meses fora da Record --foi tentado por um convite da CNN Brasil, mas não se adequou ao formato mais engessado do canal de notícias e, como o filho pródigo da Bíblia que inspira as novelas da emissora, retornou à casa pouco depois. Para alívio da direção e alegria do público.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.