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Dança dos Famosos se recupera no Ibope e tem a melhor temporada em sete anos

Ramón Vasconcelos/TV Globo

A atriz Maria Joana e o professor Reginaldo Sama foram os campeões da Dança dos Famosos - Ramón Vasconcelos/TV Globo

A atriz Maria Joana e o professor Reginaldo Sama foram os campeões da Dança dos Famosos

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 20/12/2017 - 5h21

Encerrada no último domingo, a 14ª temporada da Dança dos Famosos deu provas de que o formato que coloca celebridades (algumas nem tanto) em coreografias elaboradas está longe de cansar o público. Ao longo das 17 semanas em que ficou no ar, o quadro teve média de 21,1 pontos na Grande São Paulo. É o melhor desempenho da Dança desde 2010, quando a sétima temporada fechou com 22,4.

Nem mesmo a final, que coroou a atriz Maria Joana como campeã e registrou apenas 16,1 pontos (pior audiência do Domingão do Faustão em dez meses), afetou os bons resultados do quadro no Ibope.

A temporada fechou quase quatro pontos à frente do 11º ano, vencido por Marcello Melo Jr. e que amargou uma média de 17,7, a pior de toda a história do quadro.

A confirmação de que a Dança dos Famosos ainda tem fôlego para seguir em frente acontece em um ano decisivo: em abril, a Record estreou o Dancing Brasil, apresentado por Xuxa Meneghel e que segue à risca o formato original do britânico Strictly Come Dancing, da configuração do cenário à música-tema.

O novo concorrente, apesar de ter um nível técnico mais elevado e jurados que avaliam de verdade, sem dar nota apenas pela amizade, não comprometeu a audiência do quadro do Faustão. Pelo contrário, a elevou.

Mesmo patamar há quase uma década
A Dança dos Famosos teve sua melhor temporada em 2006, quando o atleta Robson Caetano se sagrou vencedor e o quadro fechou com média de 30,8 pontos na Grande São Paulo. No ano seguinte, vencido por Rodrigo Hilbert, a média caiu para 25,8.

De 2008 para cá, tem conseguido se manter entre 20 e 22 pontos, fato raro para um momento de transformação na TV, em que o público jovem foge da audiência tradicional e migra para outras plataformas. O Big Brother, para efeito de comparação, caiu de 36,6 para 22,8 pontos no mesmo período.

Confira as audiências de cada edição do quadro:
Temporada 1 (2005): 21,5
Temporada 2 (2006): 24,3
Temporada 3 (2006): 30,8
Temporada 4 (2007): 25,8
Temporada 5 (2008): 22,9
Temporada 6 (2009): 22,9
Temporada 7 (2010): 22,4
Temporada 8 (2011): 20,4
Temporada 9 (2012): 19,7
Temporada 10 (2013): 20,3
Temporada 11 (2014): 17,7
Temporada 12 (2015): 18,1
Temporada 13 (2016): 19,5
Temporada 14 (2017): 21,1

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