Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

GAFE

BBB 24: Beatriz presta desserviço ao fugir de piscina por estar menstruada

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Beatriz Reis tem expressão séria na casa do BBB 24

Beatriz Reis é a líder da semana do BBB 24; sister recusou absorvente interno por ser virgem

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 11/3/2024 - 20h03

Confinados em uma casa vigiada por dezenas de câmeras 24 horas por dia, os participantes do BBB 24 estão fadados a cometer erros e deslizes ao longo do reality. Nesta segunda (11), Beatriz Reis prestou um desserviço à educação sexual do Brasil ao dizer que não podia usar absorvente interno por ser virgem.

A vendedora do Brás disse que queria entrar na piscina do Big Brother, mas lamentou que estava menstruada. Matteus Amaral, então, sugeriu que ela usasse um absorvente interno para se refrescar do calor. "Não dá, né, Matteus?", reprimiu Alane Dias.

"Não dá, né? Eu sou virgem! Não vou botar nada aqui, não dá para botar nada aqui. Nunca me botaram nada, como é que eu vou botar um negócio ali?", soltou a líder da semana, que arrancou risos de Alane. "Ai, amiga, nunca botaram nada é muito bom", se divertiu a bailarina e modelo.

A fala de Beatriz, no entanto, mais atrapalha do que ajuda na conscientização sexual de milhões de brasileiros que assistem ao reality e podem acreditar na opinião da vendedora. Mulheres virgens podem usar absorventes internos sem receio de romper o hímen com o produto de higiene.

"O hímen não fica logo na entrada da vagina, né? Ele fica um pouquinho pra dentro", explica o médico psiquiatra Jairo Bouer, especialista em sexualidade, em conversa com o Notícias da TV.

"Além disso, o hímen normalmente tem um orifício no meio, pelo qual o absorvente interno pode passar. Então, não é uma contraindicação absoluta o uso de absorvente interno para mulheres que nunca tiveram uma relação sexual com penetração", continua o profissional.

Bouer ressalta que, às vezes, com adolescentes, os ginecologistas preferem evitar a indicação do absorvente interno. "A menina pode ter dificuldade de manipular o absorvente interno, de colocar na vagina... Pode ficar mais afoita e, em um momento de mais atrapalhação, eventualmente pode se machucar, pode até romper o hímen", concede o especialista.

"Mas, com um pouquinho de prática, com tudo bem explicado e etc, o médico pode explicar como usar o absorvente interno. E, portanto, não é uma contraindicação absoluta", aponta o também apresentador.

"Você tem diferentes tamanhos de absorventes internos também. Eventualmente você pode usar um tamanho menor, o mini, que dá conforto e segurança sem esse risco", sugere o médico.

"Mas a Beatriz, que é uma mulher mais madura, com mais experiência, de uma maneira geral... Eu acho que a maior parte dos ginecologistas não ia colocar a presença do hímen como um obstáculo ou como uma restrição ao uso de absorvente interno", diz Bouer.

O expert em sexualidade ainda ressalta que, mesmo que o hímen se rompesse, não significaria que Beatriz deixaria de ser virgem. "Só lembrando que, para muita gente, virgindade é igual ao rompimento de hímen. Mas a virgindade, em um conceito mais contemporâneo, é já ter tido uma relação sexual", diferencia.

"Se, eventualmente, a menina tem o rompimento de hímen por algum outro motivo que não uma relação sexual, o que pode acontecer, isso não significa que ela deixou de ser virgem. Virgindade, desse jeito mais contemporâneo que a gente vê, é já ter tido uma relação sexual, não já ter rompido o hímen, que é um conceito mais antigo."

Bouer ainda faz um alerta sobre o uso de absorventes internos. "Eles não podem ser deixados durante mais de oito horas. Então mesmo que não estejam completamente encharcados, nem tenham atingido o seu máximo de tempo, o ideal é que fique menos de oito horas, para evitar aquela síndrome tóxica, por acúmulo de bactérias. É muito importante trocar esse absorvente no máximo a cada oito horas."


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.