Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

REGRAS

A Fazenda 2022: Como funciona a baia? Veja o que acontece com peões castigados

REPRODUÇÃO/RECORD

Imagem de Bruno Tálamo (à esq.) e André Marinho de pijama xadrez na baia de A Fazenda 14

Bruno Tálamo e André Marinho na baia de A Fazenda 14; peões são castigados com regras rígidas

PAOLA ZANON

paola@noticiasdatv.com

Publicado em 14/9/2022 - 20h00

A Fazenda 14 mal estreou e já tem sua primeira baia da temporada formada com Bruno Tálamo, André Marinho, Vinicius Buttel e Thomaz Costa. O local é uma espécie de castigo com consequências que vão desde não poder usar a água da sede, até uma vaga certa na roça.

A baia formada na estreia do programa, no entanto, é "café com leite", pois será desfeita antes da primeira formação de roça --eles apenas perderam a oportunidade de participar da primeira Prova do Fazendeiro. Além disso, ela não foi escolhida da forma tradicional, que depende da Prova de Fogo.

Tradicionalmente, os dois peões que perdem a Prova de Fogo --que acontece aos domingos-- puxam outros dois participantes para dormirem na baia com eles. O castigo começa na noite de domingo e termina na tarde de quinta.

O maior castigo para os peões da baia é uma vaga certa na próxima roça, que funciona da seguinte forma: o peão mais votado pela casa escolhe um dos quatro baieiros para acompanhá-lo na berlinda. A única exceção da regra é quando os poderes do lampião da semana interferem na formação.

Regras

De acordo com o manual do programa, os peões da baia devem se trocar e descer para o estábulo ao sinal do toque de recolher. Também devem acordar com o sinal do galo e subir imediatamente para a sede. Lá, deverão devolver os pijamas xadrez --que são de uso obrigatório durante a noite.

Os peões da baia não podem, em hipótese alguma, usar a água da sede para higiene pessoal. Para isso, eles deverão utilizar a ducha e a torneira que ficam ao lado do estábulo, na área externa. Os castigados podem apenas usar o banheiro da sede para necessidades fisiológicas.

No balde que cada um recebe na hora de descer para a baia, não pode haver nenhum item de higiene pessoal além de escova e pasta de dente. Os peões também não podem levar nenhuma comida da sede para comer lá embaixo --no local há água, biscoito de polvilho e rapadura.

Caso alguma dessas regras seja infringida, a casa toda, inclusive os peões da sede, sofrerá uma punição. Os castigos variam entre dias sem academia, sem água, sem gás e até mesmo sem determinado alimento, como carne. 

Os peões da baia também são os únicos além do fazendeiro que podem auxiliar outros peões no trato dos animais. Por exemplo, quando um peão é escolhido para cuidar da vaca, apenas os baieiros podem auxiliá-lo. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.